Salada Verde

Corra antes que desapareçam

Análises recentes mostram espécies na lista de possíveis vítimas do aquecimento global. Só de corais, são 83. Eles devem sucumbir apesar dos esforços para cortar emissões.

Salada Verde ·
26 de outubro de 2009 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O Center for Biological Diversity publicou uma lista com 350 espécies ameaçadas de extinção pelas mudanças climáticas. Estas incluem 83 espécies de coral, a morsa do Pacífico, o urso polar, a coruja-pintada-mexicana, o salmão-do-Atlântico, a lontra-marinha… Se você ainda não viu alguma destas espécies, é melhor correr.

Aliás, um encontro da Global Legislators for a Balanced Environment que acaba de acontecer na Dinamarca chegou à conclusão de que os recifes de coral não sobreviverão mesmo se forem adotadas medidas duras para reduzir as emissões de CO2. Alguns dos recifes mais importantes do planeta, como o Triângulo de Coral do sudeste da Ásia, devem ser destruídos pela acidificação e aquecimento dos oceanos antes do final deste século. Uma estratégia seria congelar amostras para repovoar os oceanos quando a situação for favorável. Ou seja, quando a maior parte da humanidade tiver desaparecido.

Leia também

Salada Verde
12 de dezembro de 2025

Gilmar Mendes pede urgência na votação do Marco Temporal

Na reta final do ano, ministro solicitou que o julgamento ocorra em formato virtual entre os dias 15 a 18 de dezembro, pouco antes do recesso do STF

Notícias
12 de dezembro de 2025

“Papagaio cientista”: monitoramento da ave revela nova população de ipês raros

Trabalho que seguia grupo de papagaio-chauá se deparou com as árvores criticamente ameaçada de extinção em área afetada pelo rompimento da barragem de Mariana

Salada Verde
12 de dezembro de 2025

Pesquisadores do Jardim Botânico descobrem nova espécie de bromélia

Espécie é endêmica da Mata Atlântica e foi coletada na Bahia; atividades humanas na região onde foi avistada ameaçam sua sobrevivência

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.