Salada Verde

Corra antes que desapareçam

Análises recentes mostram espécies na lista de possíveis vítimas do aquecimento global. Só de corais, são 83. Eles devem sucumbir apesar dos esforços para cortar emissões.

Salada Verde ·
26 de outubro de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O Center for Biological Diversity publicou uma lista com 350 espécies ameaçadas de extinção pelas mudanças climáticas. Estas incluem 83 espécies de coral, a morsa do Pacífico, o urso polar, a coruja-pintada-mexicana, o salmão-do-Atlântico, a lontra-marinha… Se você ainda não viu alguma destas espécies, é melhor correr.

Aliás, um encontro da Global Legislators for a Balanced Environment que acaba de acontecer na Dinamarca chegou à conclusão de que os recifes de coral não sobreviverão mesmo se forem adotadas medidas duras para reduzir as emissões de CO2. Alguns dos recifes mais importantes do planeta, como o Triângulo de Coral do sudeste da Ásia, devem ser destruídos pela acidificação e aquecimento dos oceanos antes do final deste século. Uma estratégia seria congelar amostras para repovoar os oceanos quando a situação for favorável. Ou seja, quando a maior parte da humanidade tiver desaparecido.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
24 de julho de 2026

Caminhoneiros autônomos reclamam de dificuldade na aquisição de veículos menos poluentes

Relatos mostram que em três anos de vigência do Proconve P8, Brasil não avançou para transição energética justa no transporte rodoviário de carga

Notícias
24 de julho de 2026

Novo centro no RJ vira marco para restauração da Mata Atlântica

O centro será um espaço de pesquisa, capacitação e um amplificador de boas práticas na recuperação do bioma, promovido pela Associação Mico-Leão-Dourado

Análises
24 de julho de 2026

Enchentes podem espalhar poluentes da mineração de carvão no Rio Grande do Sul

Metais tóxicos e outros contaminantes associados à extração de carvão podem ser transportados por chuvas intensas e enchentes, alcançando áreas distantes das minas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.