Salada Verde

40 toneladas de chifres de cervos confiscadas na capital argentina

Os itens teriam sido extraídos de espécies exóticas em caçadas ilegais e, ao menos em parte, seguiram para países europeus

Aldem Bourscheit ·
25 de setembro de 2024
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Impressionantes 40 toneladas de chifres de cervos foram apreendidas na última semana num depósito clandestino no bairro de Villa Soldati, na região central da capital argentina, Buenos Aires.

Com até 374 Kg cada um, os 145 paletes embalados com plástico não tinham certificados de origem. Documentos apontam que ao menos 11 toneladas iriam para a Europa, onde seriam vendidas sobretudo como “troféus de caça”.

A Brigada de Controle Ambiental do país vizinho informou a ((o))eco que os itens são de espécies exóticas lá introduzidas, como Axis axis, Dama dama e Cervus elaphus. Elas são nativas de regiões da Ásia, África e Europa.

O cenário encontrado por agentes policiais e ambientais no depósito clandestino, em Buenos Aires. Vídeo: Brigada de Controle Ambiental da Argentina/Divulgação

Há indícios de que uma das empresas envolvidas no esquema é ligada a uma quadrilha que promovia safáris de caça na Argentina, inclusive de onças pintadas e pardas. Como mostramos, ela foi desbaratada em agosto.

Na operação que desmantelou o bando, foram apreendidos mais de 3 mil troféus de caça que sairiam ou entraram na Argentina – até cabeças e patas de elefante –, mais de 35 armas de fogo e milhares de munições.

Mesa com patas de elefante sobre tapete com pele de zebra apreendidos em agosto pela fiscalização argentina. Foto: Brigada de Controle Ambiental da Argentina/Divulgação
  • Aldem Bourscheit

    Jornalista cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Selvagem, Ciência, Agron...

Leia também

Notícias
9 de agosto de 2024

Desmantelada mega quadrilha argentina de caçadores ilegais

A legalização da prática no país vizinho parece não ter dado cabo de gravíssimos crimes contra a vida selvagem

Salada Verde
14 de novembro de 2023

O retorno da vida selvagem na Argentina

Rewilding no país que já trouxe de volta a onça-pintada, ariranha e arara-vermelha para locais onde haviam sido extintas. Iniciativa é tema de livro disponível em português

Salada Verde
8 de agosto de 2024

Aparando pontas do tráfico mundial de vida selvagem

Medidas adotadas por três países podem dificultar esse comércio ilegal que tanto ameaça à biodiversidade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 17

  1. Marcos diz:

    Incrível como eles conseguiram reproduzir de forma tão eficiente estes animais!
    A competência de caçadores na ampliação das populações é muito maior que dos “ditos” protetores…
    Fantástico, que só tem discurso em rede social!!
    Estes caras estão de parabéns!


    1. Iuri Raone Santos Machado diz:

      As ciências médica e psicológica já comprovaram: pessoas que não sentem empatia por animais também não sentem por seres humanos; apenas fingem que sentem. Ou seja, possuem algum grau de psicopatia.


  2. Yara Rodrigues Valle Valle diz:

    A matéria chega a revirar o estômago de tão nojento e mostra o tão longe vai a insensatez do ser humano. Revolta qualquer um que tem mínima noção . Infelizmente, aquele que mata seu semelhante, faz qualquer coisa.
    Essa mesa chegou a me dar ânsia de vômito.


  3. Wellington diz:

    Patas de elefantes, couros de zebras, chifres de cervos, onças caçadas, etc…Há nesse safari um entrelaçamento de empresas vinculadas extra Argentina (animais não existentes em sua fauna), enfim, há uma conivência entre empresas promotoras desses eventos com departamentos vinculados ao governo local. Estão promovendo um extermínio que trará sérias consequências globais.


  4. Wellington diz:

    Absurdo. As leis argentinas em relação à caça precisam ser mudadas. Em um mundo civilizado como o nosso não há espaço pra procedimentos como esse.


  5. Sueli Rodrigues diz:

    Quanta matança!!! Quanto descontrole!!! Quanta desumanidade!! Quanta covardia e prepotência dessas pessoas que se dizem: HUMANOS!!! A HUMANIDADE está regredindo em suas próprias evoluções e aprendizados!!! Quantos ANIMAIS sendo cruelmente e covardemente “assassinados” pelas mãos sujas e imundas de certos humanos!! Vcs estão acabando com a NATUREZA e com suas hierarquias!!! Vcs são verdadeiros destruidores da NATUREZA!!! A NATUREZA está se voltando contra seu próprio destruidor!!! A NATUREZA em si, pede SOCORRO!!! Alguns HUMANOS deveriam serem “banidos” deste magnífico e deslumbrante planeta azul!! A maldade e a crueldade de alguns, não cabem mais neste mundo!!! Basta de maldades e crueldades para com a NATUREZA e para com os ANIMAIS!!!! Vcs estão destruindo o jardim SAGRADO de seu CRIADOR UNIVERSAL!!!! A NATUREZA é um santuário divino aqui na TERRA!!!! Pensem em seus filhos, netos… Pensem nessa geração que está chegando aqui…❤️🙏😢🌏


  6. Sueli Rodrigues diz:

    Quanta maldade e crueldade…😢
    Parece que Os ANIMAIS somente vieram ao MUNDO, para serem hostilizados e desrespeitados pelos “seres” insensíveis e bestiais chamados “humanos”!!! A HUMANIDADE não evoluiu verdadeiramente em absolutamente nenhuma de suas etapas… Que decepção!!! O HOMEM continua prepotente, insensível, sem compaixão, oportunista, soberbo, fútil, ignorante e bruto!!!! Sem NENHUMA aprimoração ou desenvolvimento!!! Que vergonha de meu próprio semelhante!!! Covardes e grotescos para com “seres” inocentes e totalmente indefesos!!! Os ANIMAIS tbm têm o direito legal de vivenciarem naturalmente seus próprios ciclos de vida!!! Afinal, o planeta TERRA pertence à TODOS os seres viventes! TODOS possuem suas próprias hierarquias e peculiaridades e assim, tbm merecem VIVER!!! Pobres cervos… pobres elefantes… pobres onças pintadas!!! Vcs tiveram a infelicidade de se depararem com alguns “seres extremamente brutais e bestiais!!!”😢


  7. Santos diz:

    Eu chamo isso de psicopatia do bem, ou seja, quando a matança é com animais não-humanos aí está tudo bem, não choca a sociedade. E a militância identitaria só é identitaria mesmo; estão nem aí para o que acontece com os animais e o meio ambiente. Tudo hipocrisia de uma militância burguesa.


  8. Saves diz:

    Triste saber que as atrocidades nesse planeta continuam… humanidade sem limites.


  9. Rogéria diz:

    O ser mundano não descansa enqto não se torna um imbecil completo.


  10. DRAGICA STEFANOVIC diz:

    Muito triste. Cade alma dessas pessoas…


    1. MARCO AURELIO PEREIRA PORTOLAN diz:

      O cervo axis, não é nativo desta região e troca de chifre naturalmente todo ano, os ecologeiros normalmente destorcem as informações para causar comoção aos que não sabe, se houver constatação que estas pessoas também caçavam animais nativos estes devem ser penalizados.


      1. Aldem B. diz:

        Sugerimos uma releitura do publicado, onde é citado que as espécies são exóticas, mas que as 40 toneladas não tinham certificado de origem, como pede a lei argentina.


      2. FERNANDO DOMINGOS DE LIMA diz:

        Também ia dizer o mesmo, e nítido nas imagens que são chifres de coleta, por terem a base com a roseta intacta.


  11. Daniel diz:

    Deveriam ser condenados a morte jogados aos leões..


    1. Sueli Rodrigues diz:

      Verdade… Deveriam serem igualmente julgados pelos leões, onças pintadas, elefantes e cervos!!! A HUMANIDADE é fria, grotesca, soberba e não possuem a compaixão!!! São desprovidos de amor, encantamento e sensibilidade!!!! São seres matutos, desprezíveis ignorantes e amargos!!! Jamais tais pessoas, serão classificadas como pessoas evoluídas e aprimoradas!!! A HUMANIDADE está regredindo em seus próprios valores e em suas próprias condutas diárias!!!!😢😢😢😢😢