Salada Verde

O retorno da vida selvagem na Argentina

Rewilding no país que já trouxe de volta a onça-pintada, ariranha e arara-vermelha para locais onde haviam sido extintas. Iniciativa é tema de livro disponível em português

Duda Menegassi ·
14 de novembro de 2023
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O mundo encara a era da sexta extinção em massa, mas algumas iniciativas se recusam a deixar o futuro da biodiversidade ter um destino tão sombrio. No país vizinho argentino, esse é um esforço liderado desde 2010 pela Fundação Rewilding Argentina, que, talvez em sua ação mais emblemática, trouxe de volta as onças-pintadas às planícies do Iberá. Retornaram também tamanduás-bandeiras, araras-vermelhas, ariranhas e o veado-campeiro. Essas histórias, ricamente ilustradas por belas fotografias são contadas no livro “Rewilding na Argentina”, traduzido para o português e lançado na última semana, em São Paulo. 

A obra está disponível para compra (livro físico) e para download gratuito (versão digital em pdf), no site da Documenta Pantanal, responsável pela edição brasileira.

O livro conta os desafios e êxitos da restauração de ecossistemas e da reintrodução de animais nativos previamente extintos em diferentes regiões da Argentina. Com destaque aos parques nacionais do Iberá e El Impenetrable, ambos no norte do país; e, ao sul, na Patagônia e na Patagônia Azul, em ecossistemas marinhos, onde a restauração incluiu o plantio de campos de algas nativas. 

Três autores da Fundação Rewilding, Sofía Heinonen, diretora executiva, Sebastían Di Martino, diretor de Conservação, e Emiliano Donadío, diretor científico, assinam a publicação. O ecólogo Fernando Fernandez, do Projeto Refauna, fez a tradução e o prefácio da edição brasileira. 

“Para quem se interessa por conservação da biodiversidade, e se preocupa com o estado do nosso planeta, é uma história maravilhosa, gostosa de ler e inspiradora. Sim, nós podemos. Podemos trazer a natureza de volta, podemos fazer um mundo melhor. Isso muda tudo, e nos dá uma nova direção, uma esperança, um futuro pelo qual vale a pena sonhar – e agir”, defende Fernandez.

Migração de guanacos na Patagônia. Foto: Franco Bucci

As onças-pintadas, que ganharam uma segunda chance no Parque Nacional do Iberá são um dos destaques. Uma família com três onças foi a primeira a voltar, em janeiro de 2021, sete décadas depois do animal ser considerado extinto na região. Atualmente, 13 onças-pintadas caminham livremente pela região do Iberá. 

Para conseguir devolver ao ambiente este predador de topo, porém, os autores explicam que foi necessário antes trazer as presas de volta. “Antes de planejar e propor o retorno de uma espécie tão complexa, foi preciso preparar o caminho com outras espécies igualmente extintas na região. Começou-se, então, com o tamanduá-bandeira, a que logo se seguiram o veado-campeiro, o cateto, a anta, a arara-vermelha, o mutum e a ariranha”, explicam os autores no capítulo de introdução.

Veados-campeiros em San Alonso, Iberá, no norte da Argentina. Foto: Rafael Abuín Aido

O livro detalha ainda a defaunação – ou seja, perda de fauna – histórica na América do Sul, e como o rewilding pode ser visto como um modelo de produção de natureza para o fomento de novas economias, como o turismo. “Enquanto um campo de pastagem produz vacas ou ovelhas, um campo agrícola trigo ou arroz, e uma plantação florestal pinheiros ou eucaliptos, um parque manejado pela Fundação Rewilding Argentina produz vida silvestre”, resumem os autores que apontam o potencial do turismo de observação de fauna.

A Fundação Rewilding Argentina foi criada em 2010, herdeira do legado do casal norte-americano Kris e Douglas Tompkins. Dono da marca de roupas esportivas North Face, Douglas, que faleceu em 2015, foi um grande filantropo da conservação. Apaixonado pela região da Patagônia, criou a Tompkins Conservation, com a qual apoiou a criação e expansão de 17 parques nacionais na Argentina e no Chile através da compra de terras.

“Rewilding na Argentina”

Autores: Sebastían Di Martino, Sofía Heinonen e Emiliano Donadío

Tradução: Fernando Fernandez

Publicação: Documenta Pantanal, 2023.

Quantidade de páginas: 280.
Compre (R$250) ou baixe gratuitamente online

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Notícias
22 de julho de 2022

Projeto de reintrodução de onças na Argentina comemora nascimento de filhotes

Pela primeira vez em mais de 70 anos, nascem onças-pintadas de vida livre em Iberá. Com os dois filhotes, população chega a 10 onças

Notícias
26 de janeiro de 2021

Após 70 anos, onças-pintadas estão de volta nas zonas úmidas de Iberá, na Argentina

Equipe de conservacionistas trabalha para soltar mais seis felinos no Parque Nacional Iberá. Local virou parque em 2018, após doação de terras para o governo argentino

Análises
27 de janeiro de 2022

Um lugar para as onças da Mata Atlântica na Década da Restauração

A Mata Atlântica é um pacote completo, com onças e tudo; é preciso urgentemente nos conscientizarmos que uma floresta sem bichos não tem futuro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Duda parabéns pela matéria. Fico feliz em saber que ainda existe vida preservada e que ela está renascendo.