O desmate da floresta equatorial recua desde o início deste governo, mas a destruição do Cerrado segue a passos largos. Uma Reserva Legal generosa, de apenas 20%, o desprezo por políticas de conservação e certas leis estaduais cada vez mais flexíveis ao agro podem explicar.
Goiás não nos deixa mentir. Pouco antes do Dia Mundial do Meio Ambiente (05.06), sua Assembleia Legislativa reduziu a proteção da vegetação nativa em fazendas. O projeto tinha apoio do governo estadual. Como a questão é regulada em lei federal, ongs devem tentar derrubá-la no Supremo.
Só nos quatro primeiros anos de governo de Ronaldo Caiado (União Brasil), Goiás perdeu 30 mil ha de Cerrado. O ruralista foi reeleito em 2022. A colunista Cleide Alves (O Popular) alerta que as perdas avançam pelas áreas mais preservadas do estado, como a Chapada dos Veadeiros.
Leia também
Ave restrita e ameaçada, tiriba-do-paranã já perdeu 60% do seu habitat
Pesquisa mostra que a ave, restrita às matas secas entre Goiás e Tocantins, sofre com desmatamento e fragmentação e está reduzida a uma fração da sua população original →
Ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é legal, afirma Nunes Marques
O ministro do Supremo rejeitou mandado de segurança de dois proprietários rurais de Goiás que alegavam inconstitucionalidade do decreto presidencial de 2017 que ampliou o parque →
Proposta reduz mais de 70% do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
O deputado federal Delegado Waldir (PSL) quer anula a ampliação do parque realizada em 2017 sob a justificativa de que a área “prejudica agricultores” →
Só em um estado de eleitores, muito sem noção, é que um Ronaldo é governador!!!!
A reportagem ou Ciro Gomes estão equivocados, pois segundo a degradação da Floresta Amazônica nos 3 primeiros meses deste governo só Presidente Lula, foi superior aos iniciais do ex presidente.
E as fazendas dos Cumpanheiros que desmatam e ninguém fala nada.
Cadê a imprensa que não comenta.
Boa tarde, noticia ai meu filho o aumento percentual das queimadas na amazônia desde o inicio desse nefasto governo que tanto criticou o anterior… façam um jornalumo imparcial ppr favor!
Vergonhoso para o nosso Brasil ter tantos governos nos estados que só pensam em si. Pena que no futuro TB as suas famílias serão afetadas pelas condições climáticas. Que irá atormentar a todos.
Fico surpreso com esses jornalistas, trabalham para os países do primeiro mundo, aqueles que já usaram tudo o que tinham e hoje querem submeter o Brasil ao seus interesses.
Nós vamos preservar respeitando as nossas conveniência não de ONGs patrocinadas por quem não tem moral para cobrar conservação ecológica.
Tem algo de muito errado na reportagem…
Eles afirmam que o desmatamento está caindo no governo atual. Isso não é verdade!
Na verdade os índices de desmatamento na nossa floresta equatorial está alcançando níveis nunca antes alcançados. Todo mês, é de desmatamento recorde.
Os números estão aí, pra quem quiser ver.
Esse EnCaiado é um Coronezin, metido a Bravin. Espero q ele colha o q Semeia, e o Povo de Goiás, aprenda a valorizar seus Votos!
A briga insana
A natureza não precisa de caiados
Leis estaduais irresponsáveis
Só ppensam no bolso e pagam a mídia para se calarem
Esperar o que de um estado governado por Ronaldo Caiado? Fundador da UDR, união democrática ruralista, entidade que nos anos oitenta perseguiu aos que lutavam contra a grilagem e pela reforma agrária e acobertava assinato de lideranças sindicais, comunitárias e lideranças religiosas comprometidas com os pobres.
Pobre não come ?…hipócrita ,fazer lavoura onde ?população aumentando no mundo…de uma solução não fique só enchendo o saco de quem produz..
Reserva legal de “apenas 20%”?. Só o colônia Brasil, tem essa excrescência. Deveria ser zero. Conservar as APP’s, e nada mais. Espírito de colônia.
Perfeito o comentário do Edson. Pois estes mafientalistas , não enxergam que o país cresce absurdamente em população e é preciso alimentar esta população. Eles falam em nome do meio ambiente, mas não consideram o homen, inserido no meio; e principal agente do.mesmo. 20 % de reserva legal, já esta acima de todas as outras nações. Deus nos livre da Marian Silva , anjo da fome .
Quando um jornalista diz que: “desde o começo deste Governo o desmate da floresta equatorial diminue,” algo de errado há com esse cidadão! Deve estar com miopia, astigmatismo e até problemas na audição. Em nenhum instante órgãos fiscalizadores divulgaram tais notícias( pelo menos na imprensa aqui do meu estado( Amazonas), que deve fazer parte da floresta equatorial a qual o jornalista se refere.
Caso não faça parte peço desculpas.
Aliás, para nós aqui sempre foi floresta amazônica ( não sabia que tinham rebatizado ela).
A cada ano, mais áreas de cerrado no Brasil Central dão lugar às plantações de grãos e pastagens.Muitas (a maioria) não respeitando a legislação ambiental. Nada foi feito de positivo para preservação (respeito às leis ). O “berço das águas” está agonizando.
Isto so vai ser resolvido quando o povo votar direito, escolher parlamentar consciente,e nao pela sua condição monetária.
O Ronaldo Caiado é um protetor dos desmatadores do cerrado. O governador tem a mesma ideologia do ex presidente q acha q floresta boa eh floresta derrubada ou queimada. Não se preocupa com o meio ambiente e as gerações futuras. Pobre Brasil por ter tantos governadores alheios ao meio ambiente e biodiversidade
@SENHOR GOVERNADOR DO ESTADO DE GOIÁS É CONIVENTE COM DESMATAMENTO EM GOIÁS. LEIS AMBIENTAIS PRECISAM SER ENDURECIDAS OU TUDO VAI VIRAR PASTO EM GOIÁS.
Gente pelo amor de Deus…esse povo tá queimando o cerrado e as matas em Goiás é nas fábricas de tijolos…desçam pra região da estrada de ferro … está lá o problema😡
Se não virar pasto você vai se alimentar do que ?