Salada Verde

A boiada atropela o Cerrado

A Amazônia respira, mas o relaxamento de leis estaduais ajuda a manter os recordes de desmatamento da savana brasileira

Aldem Bourscheit ·
12 de junho de 2023
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O desmate da floresta equatorial recua desde o início deste governo, mas a destruição do Cerrado segue a passos largos. Uma Reserva Legal generosa, de apenas 20%, o desprezo por políticas de conservação e certas leis estaduais cada vez mais flexíveis ao agro podem explicar.

Goiás não nos deixa mentir. Pouco antes do Dia Mundial do Meio Ambiente (05.06), sua Assembleia Legislativa reduziu a proteção da vegetação nativa em fazendas. O projeto tinha apoio do governo estadual. Como a questão é regulada em lei federal, ongs devem tentar derrubá-la no Supremo.

Só nos quatro primeiros anos de governo de Ronaldo Caiado (União Brasil), Goiás perdeu 30 mil ha de Cerrado. O ruralista foi reeleito em 2022. A colunista Cleide Alves (O Popular) alerta que as perdas avançam pelas áreas mais preservadas do estado, como a Chapada dos Veadeiros. 

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

Leia também

Reportagens
13 de abril de 2023

Ave restrita e ameaçada, tiriba-do-paranã já perdeu 60% do seu habitat

Pesquisa mostra que a ave, restrita às matas secas entre Goiás e Tocantins, sofre com desmatamento e fragmentação e está reduzida a uma fração da sua população original

Notícias
12 de agosto de 2021

Ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é legal, afirma Nunes Marques

O ministro do Supremo rejeitou mandado de segurança de dois proprietários rurais de Goiás que alegavam inconstitucionalidade do decreto presidencial de 2017 que ampliou o parque

Salada Verde
11 de agosto de 2021

Proposta reduz mais de 70% do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O deputado federal Delegado Waldir (PSL) quer anula a ampliação do parque realizada em 2017 sob a justificativa de que a área “prejudica agricultores”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 20

  1. Killernada diz:

    Só em um estado de eleitores, muito sem noção, é que um Ronaldo é governador!!!!


  2. Elio Garcia Godoy diz:

    A reportagem ou Ciro Gomes estão equivocados, pois segundo a degradação da Floresta Amazônica nos 3 primeiros meses deste governo só Presidente Lula, foi superior aos iniciais do ex presidente.


  3. Roberto G. diz:

    E as fazendas dos Cumpanheiros que desmatam e ninguém fala nada.
    Cadê a imprensa que não comenta.


  4. Ronaldo diz:

    Boa tarde, noticia ai meu filho o aumento percentual das queimadas na amazônia desde o inicio desse nefasto governo que tanto criticou o anterior… façam um jornalumo imparcial ppr favor!


  5. Enoch ataide diz:

    Vergonhoso para o nosso Brasil ter tantos governos nos estados que só pensam em si. Pena que no futuro TB as suas famílias serão afetadas pelas condições climáticas. Que irá atormentar a todos.


  6. Luis diz:

    Fico surpreso com esses jornalistas, trabalham para os países do primeiro mundo, aqueles que já usaram tudo o que tinham e hoje querem submeter o Brasil ao seus interesses.
    Nós vamos preservar respeitando as nossas conveniência não de ONGs patrocinadas por quem não tem moral para cobrar conservação ecológica.


    1. Gilberto diz:

      Tem algo de muito errado na reportagem…
      Eles afirmam que o desmatamento está caindo no governo atual. Isso não é verdade!
      Na verdade os índices de desmatamento na nossa floresta equatorial está alcançando níveis nunca antes alcançados. Todo mês, é de desmatamento recorde.
      Os números estão aí, pra quem quiser ver.


  7. Ricardo diz:

    Esse EnCaiado é um Coronezin, metido a Bravin. Espero q ele colha o q Semeia, e o Povo de Goiás, aprenda a valorizar seus Votos!


  8. JULIO CESAR GARCEZ diz:

    A briga insana
    A natureza não precisa de caiados
    Leis estaduais irresponsáveis
    Só ppensam no bolso e pagam a mídia para se calarem


  9. Eliezer Moreira diz:

    Esperar o que de um estado governado por Ronaldo Caiado? Fundador da UDR, união democrática ruralista, entidade que nos anos oitenta perseguiu aos que lutavam contra a grilagem e pela reforma agrária e acobertava assinato de lideranças sindicais, comunitárias e lideranças religiosas comprometidas com os pobres.


    1. Edson jlsilva diz:

      Pobre não come ?…hipócrita ,fazer lavoura onde ?população aumentando no mundo…de uma solução não fique só enchendo o saco de quem produz..


  10. Edson Castro Fonseca diz:

    Reserva legal de “apenas 20%”?. Só o colônia Brasil, tem essa excrescência. Deveria ser zero. Conservar as APP’s, e nada mais. Espírito de colônia.


    1. Marcelo C. dos Reis diz:

      Perfeito o comentário do Edson. Pois estes mafientalistas , não enxergam que o país cresce absurdamente em população e é preciso alimentar esta população. Eles falam em nome do meio ambiente, mas não consideram o homen, inserido no meio; e principal agente do.mesmo. 20 % de reserva legal, já esta acima de todas as outras nações. Deus nos livre da Marian Silva , anjo da fome .


    2. Sidiclei Campos diz:

      Quando um jornalista diz que: “desde o começo deste Governo o desmate da floresta equatorial diminue,” algo de errado há com esse cidadão! Deve estar com miopia, astigmatismo e até problemas na audição. Em nenhum instante órgãos fiscalizadores divulgaram tais notícias( pelo menos na imprensa aqui do meu estado( Amazonas), que deve fazer parte da floresta equatorial a qual o jornalista se refere.
      Caso não faça parte peço desculpas.
      Aliás, para nós aqui sempre foi floresta amazônica ( não sabia que tinham rebatizado ela).


  11. MARCO ANTONIO ARAUJO MARTINS diz:

    A cada ano, mais áreas de cerrado no Brasil Central dão lugar às plantações de grãos e pastagens.Muitas (a maioria) não respeitando a legislação ambiental. Nada foi feito de positivo para preservação (respeito às leis ). O “berço das águas” está agonizando.


    1. Paulo Cesar modesto diz:

      Isto so vai ser resolvido quando o povo votar direito, escolher parlamentar consciente,e nao pela sua condição monetária.


    2. Jose diz:

      O Ronaldo Caiado é um protetor dos desmatadores do cerrado. O governador tem a mesma ideologia do ex presidente q acha q floresta boa eh floresta derrubada ou queimada. Não se preocupa com o meio ambiente e as gerações futuras. Pobre Brasil por ter tantos governadores alheios ao meio ambiente e biodiversidade


    3. Romilda diz:

      @SENHOR GOVERNADOR DO ESTADO DE GOIÁS É CONIVENTE COM DESMATAMENTO EM GOIÁS. LEIS AMBIENTAIS PRECISAM SER ENDURECIDAS OU TUDO VAI VIRAR PASTO EM GOIÁS.


      1. Pierre Reis Viegas diz:

        Gente pelo amor de Deus…esse povo tá queimando o cerrado e as matas em Goiás é nas fábricas de tijolos…desçam pra região da estrada de ferro … está lá o problema😡


      2. Edson j l.silva diz:

        Se não virar pasto você vai se alimentar do que ?