Salada Verde

Aparando pontas do tráfico mundial de vida selvagem

Medidas adotadas por três países podem dificultar esse comércio ilegal que tanto ameaça à biodiversidade

Aldem Bourscheit ·
8 de agosto de 2024
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Um dos maiores consumidores globais de animais selvagens ou suas partes, a China reforçou a capacitação de agentes aduaneiros tentando reduzir a entrada de itens ilícitos através de aeroportos, portos e outros acessos internacionais. 

Enquanto isso, nossa vizinha sul-americana Bolívia processará quatro traficantes internacionais de biodiversidade. Todos chineses, eles podem encarar de 4 a 6 anos de prisão pelo porte de animais selvagens, incluindo presas de onça-pintada.

Outra medida importante é o anunciado trabalho conjunto de Estados Unidos, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana e Suriname para enfrentar crimes que prejudicam a floresta amazônica, como o tráfico de vida selvagem e a lavagem de dinheiro, cada vez mais pilotados por gangues organizadas.

Com informações das ongs Traffic e ELI, sigla em Inglês da Liga da Terra Internacional, e do ICIJ, sigla em Inglês do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos.

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Selvagem, Ciência, Agron...

Leia também

Análises
14 de junho de 2020

Procura chinesa movimenta caça de onça-pintada e outros felinos nas Américas

Comércio ilegal de felinos movimenta a medicina milenar chinesa. Até quando a China, a despeito de preservar sua cultura, colocará em risco a biodiversidade de outros continentes?

Reportagens
28 de fevereiro de 2024

Uma ponte sul-americana para o tráfico internacional de animais

Repetidos crimes com espécies brasileiras em risco de extinção convergem ao Suriname, palco de conturbada história política

Reportagens
18 de outubro de 2023

Organização amazônica mobiliza países pela conservação da onça-pintada nas Américas

Em construção, uma plataforma intergovernos e um plano de ação continental reforçarão o combate à caça e ao comércio ilegal do felino

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.