Análises

Procura chinesa movimenta caça de onça-pintada e outros felinos nas Américas

Comércio ilegal de felinos movimenta a medicina milenar chinesa. Até quando a China, a despeito de preservar sua cultura, colocará em risco a biodiversidade de outros continentes?

Silvana Campello ·
14 de junho de 2020 · 4 anos atrás
Três onças-pintadas mortas são carregadas em uma caminhonete, em Mato Grosso. Foto: Reprodução/Vídeo.

Quando se trata de questões relativas à conservação de fauna silvestre, só se tem notícia ruim ultimamente. O jornal The New York Times de quinta-feira (11) publicou uma matéria sobre o aumento exponencial do tráfico de felinos sul-americanos, em especial de onças pintadas (Pantera onca), para os mercados chineses. Não apenas para consumo como suposto uso medicinal (o que em si já constitui um crime), mas para o uso de seus dentes caninos como colares, brincos e outros badulaques tidos como símbolo de status.

Especialistas em crimes ambientais de diversos países da América Latina já vinham suspeitando que o comercio de felinos vinha se intensificando, à medida que carcaças e peles apareciam com maior frequência em mercados domésticos, sem que as autoridades tomassem quaisquer providencias. Somente agora, biólogos da Universidade Oxford Brooks, na Inglaterra, entrevistados na reportagem do NYT, publicaram um estudo detalhado em 02 de junho de 2020 no jornal cientifico Conservation Biology, no qual demonstram o brutal aumento do comercio ilegal de felinos. O estudo analisou milhares de casos de apreensões em 19 países das Américas do Sul e Central e China, e criou um modelo associando esses casos com condições políticas e socioeconômicas de cada pais.

O resultado indica que os felinos sul americanos como onças pintadas, pardas (Puma concolor) e jaguatiricas (Leopardus pardalis) entraram no mercado chinês como substitutos do tigre asiático para satisfazer a demanda por medicina dita “tradicional”. Mais recentemente, porém, o estudo identificou que as apreensões de felinos aumentaram com o tempo e a maioria das peças apreendidas de onça-pintada eram caninos (1991, 2117) para bijuteria. Cerca de 34% (32 de 93) dos relatórios de apreensão de onças-pintadas estavam vinculados à China.

Cabeça de duas onças-pintadas, um adulto e um filhote, encontradas em uma mochila durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal na BR-174, na entrada de Boa Vista, Roraima, em 2015. Foto: PRF/Divulgação.

Segundo os especialistas, os países de origem dos animais com níveis relativamente altos de corrupção, investimento privado chinês e baixa renda per capita tiveram de 10 a 50 vezes mais apreensões de carcaça de onça-pintada do que os demais países da amostra. O estudo aponta o Brasil como o maior abastecedor do tráfico de onças-pintadas para a China, com o maior número de casos, seguido da Bolívia, Suriname e Colômbia.  No caso, seriam a pobreza e os altos níveis de corrupção nesses países de origem que motivam a população local a se envolver em atividades ilegais e contribuir para o crescimento desse comércio.

Um dado preocupante apresentado é que as políticas perfeitamente legais de comercio entre os países das Américas e a China poderiam estar propiciando e abrindo caminho para o comercio ilegal dos felinos, seguindo um padrão idêntico ao tráfico de animais na África, onde já foi identificado um paralelo entre a crescente presença de grupos empresariais chineses investindo em grandes projetos de desenvolvimento e o aumento do tráfico de leões (Panthera leo) e leopardos (Panthera pardus).

Enquanto a situação socioeconômica e política dos países não se resolvem, nos resta a solução de suprimir a demanda, sobretudo na China. Como fazer os chineses entenderem que algumas tradições antiguíssima já não têm espaço no mundo moderno? Que pequenas pílulas azuis dispensam o uso de chifres de rinocerontes e bexigas de tigres? Que tradicionais mercados molhados são uma ameaça à saúde e uma vergonha?

Se tradições não pudessem ser rompidas, até hoje nossas lavouras dependeriam de trabalho escravo. Ao invés de fomentar as cruéis touradas uma forte tradição da Península Ibérica jovens espanhóis criaram o lema “Tortura não é Esporte nem Cultura”, abolindo o sangue nas arenas. Abolir praticas negativas pode e deve ser feito. Afinal, está claro que algumas tradições servem apenas de pretexto para encobrir ganância e vaidade. E delas precisamos proteger nossa biodiversidade, enquanto é tempo.

 

As opiniões e informações publicadas na área de colunas de ((o))eco são de responsabilidade de seus autores, e não do site. O espaço dos colunistas de ((o))eco busca garantir um debate diverso sobre conservação ambiental.

 

Leia Também

Sobre parques e museus

Precisamos mudar a forma como lidamos com a Natureza

MPF denuncia grupo que matou mais de mil onças-pintadas no Acre

 

 

  • Silvana Campello

    Presidente do Instituto Araguaia de Proteção Ambiental e membro da Comissão Mundial de Parques e Comissão de Sobrevivência da...

Leia também

Salada Verde
1 de julho de 2019

MPF denuncia grupo que matou mais de mil onças-pintadas no Acre

Justiça Federal já aceitou a denúncia contra caçadores ilegais que atuavam no interior do estado. Grupo responderá por caça e uso de armas de fogo sem permissão

Análises
22 de abril de 2020

Precisamos mudar a forma como lidamos com a Natureza

De todo lado a Natureza, que até aqui era uma vítima calada dos nossos malfeitos, está reagindo. Não podemos mais ignorar seus sinais

Análises
7 de junho de 2020

Sobre parques e museus

O que aconteceria com um cidadão que tentasse sair do Louvre carregando a Mona Lisa debaixo do braço? Mas áreas protegidas parecem não receber o mesmo nível de justiça

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 122

  1. Alan Gimenez Ribeiro diz:

    Só uma cultura muito atrasada e subdesenvolvida para alimentar tais coisas


  2. Pamela diz:

    Tem que arrancar a cabeça dos chineses, e quem apoia eles tb


  3. Dulci diz:

    Caçadores sempre saem impunes , muitas vezes com a cumplicidade de quem deveria fiscalizar e punir.
    Muito revoltante!!!


  4. Ventura diz:

    Graças a Deus a raça humana vai predominar, morte aos seres inferiores, quem sabe vamos conseguir chegar aos tempos da comelança da carne humana.


  5. Emerson Moreira diz:

    Deveria virar crime de prisão perpétua


  6. Luiz Cesar diz:

    CRIAR UMA LEI QUE PERMITA AMARRAR O CAÇADOR PRÓXIMO A UMA ONÇA E DEIXAR O MESMO PERECER LENTAMENTE. UMA COVARDIA QUE ESTÃO FAZENDO COM NOSSA FAUNA.


  7. Maria diz:

    O pior nisso tudo é ter apoio de brasileiros nessa barbárie , vamos nós lá na China tentar fazer algo de errado e as autoridades o que irão fazer essa é a pergunta que não quer calar.


  8. Rodolfo diz:

    Tem q ranca a cabeça dessa chinesa e da pra onça come


  9. Souza diz:

    A china é um imenso vaso sanitario.


  10. Paulo diz:

    O governo federal (executivo e legislativo), precisam agir , contra estes biopiratas internacionais.


  11. Márcio diz:

    A china é uma ameaça au mundo, tudo que é de rói vem da china, guerra contra china


  12. Lindalva diz:

    Eu Ñ acredito nisso…pra q servem as ONGs de conservação da biodiversidade. Entram no Brasil distroem as matas agora os animais? Ninguém faz nada ainda mostram imagens..muito triste tenho vergonha disso tudo .os animais ñ merecem isso


  13. Roberto diz:

    Ninguém erra sozinho, China com a cultura milenar, Brasil com corrupção DNA.


  14. Betty diz:

    Tem de parar de matar os animais porque senão vai estinguir acabar com eles.


  15. Rogério diz:

    É uma pena mesmo. O mal, de pouco em pouco, vai dominando o mundo. Principalmente porque, agora tenho certeza de que somos o país mais corrupto do mundo, onde se é corrompido pela pobreza e pela ganância e poder, e pior, de uma minoria que assume cargos …., não podemos nem falar mais, mas com subtextos podemos expressar tudo. Vou reduzir ao máximo minhas compras de produtos chineses. Assim faço minha parte. Que Deus proteja a natureza, já começou.


  16. Selma diz:

    Até quando vamos permitir que a China tome conta de tudo !


  17. Monica diz:

    É muito triste isto! Raça humana mostrando sua crueldade diante da beleza que é a vida! Quanto mais penso nos homens mais admiro os animais!


  18. Lavínia diz:

    Acho isso um absurdo, eu não culpo os chineses por nada mas eu amo felinos, se nós humanos continuarmos com isso todo a nossa fauna vai acabar!!


  19. Giovanna diz:

    Ninguem precisa matar onça para sobreviver,a miseria e fome existem sim mas onça da muito mais dinheiro que plantar mandioca …Ser humano e cruel e covarde sim.Não é a toa que estamos vivendo uma caos planetario pandemia que vem de onde???para nos mostrar oq???E não será a ultima.Ser humano esta pagando por td mal que faz a natureza,que faz a si próprio.Infelizmente os bichos pagam de forma muito dolorosa pelo simples fato de estarem no.mesmo planeta.Nós não merecemos a convivencia com os animais,eles são infinitamente melhores e superiores que nós humanos.Vergonha de ser humana.


  20. danyrius19 diz:

    Wander, seu comentário foi apagado por violar a política de comentários. https://www.oeco.org.br/politica-de-comentarios/


  21. danyrius19 diz:

    Wagner, seu comentário foi apagado por violar a política de comentários. https://www.oeco.org.br/politica-de-comentarios/


  22. Israel diz:

    Deveria ter pena de morte quem caça e quem compra 😠


    1. Anti Chineses diz:

      Pois é, prisão perpétua numa cadeia de segurança máxima


  23. Andrei Polanski diz:

    Malditos assassinos; porque tanta ganância!!!


  24. Valeria diz:

    Triste, mto triste, mas esta mto perto de acabar.


  25. César Ribeiro diz:

    Sinceramente,tem hs que a China causa repulsa na gnt…


  26. danyrius19 diz:

    Marco, seu comentário foi apagado por violar a política de comentários. https://www.oeco.org.br/politica-de-comentarios/


  27. danyrius19 diz:

    Miguel, seu comentário foi apagado por violar a política de comentários. https://www.oeco.org.br/politica-de-comentarios/


  28. danyrius19 diz:

    Julcimar, seu comentário foi apagado por violar a política de comentários. https://www.oeco.org.br/politica-de-comentarios/


  29. Gisele diz:

    Vai dizer para quem está morrendo de fome lá em Roraima ou no Pará que não pode matar para sobrevive ou alimentar a sua própria família.
    Fácil dizer que são ignorantes ou sub humanos quando não se conhece a miséria e a fome quando a única forma de sobrevivência é essa.
    A culpa está nessa pobreza e miséria e corrupção na qual se afunda o Brasil casa vez mais. Precisamos dar condições a essas pessoas de sobreviver para ter minina educação e conhecimento do que é certo e errado ou isso nunca vai acabar. Até que o último animal seja extinto do Brasil ou da Terra ainda vamos sofrer com a armação a ameaça humana predatória. #triste


  30. MiroSBO diz:

    A China quer tomar o lugar dos EUA, ou seja: dominar o mundo, isso é fato! O que nós cidadãos de bem precisamos fazer é pressionar nossos políticos pra que boicotem comercialmente esse país, e adequar a lei ambiental deixando-a mais severa. Vc que reclama, ao invés disso, pare de comprar produtos chineses, se boa parte fizer isso, esse comércio com a China irá esmorecer.


  31. Joelson diz:

    Será que não vem daí o interesse da china em financiar uma estrada cortando o norte do Brasil ate o litoral do Peru


  32. Maria do Amaral diz:

    Gente vamos dar as costas para a China.


  33. Solahe diz:

    Canalhas… O momento do planeta seria bem vindo um asteroide apaga a raça humana…. Não merecemos esse lindo planeta Terra….


  34. Virgínia diz:

    Não se resolve o problema deletando mensagens,.isso não altera NADA. a fauna NUNCA mais vai recuperar. Esses criminosos tem que sofrer punições, alguém tem que dete-los. Pelo amor de Deus.


    1. danyrius19 diz:

      É só não desrespeitar a política de comentários. Dá pra mostrar indignação sem desejar a morte de 1 bilhão de pessoas. Nós não gostamos de apagar comentários. A coluna é sobre um problema de cunho comercial. Há demanda por animais silvestres e há caçadores. São caçadores locais, brasileiros, colombianos, chilenos, argentinos.Ninguém está pedindo a morte de populações inteiras desses países por conta desse problema, mas estão pedindo da China. Isso é discurso de ódio e xenofobia. E será apagado.


  35. Virgínia diz:

    PELO AMOR DE DEUS, atitudes assim é a prova que o ser humano não deu certo, a humanidade tem que acabar mesmo!!! Que indignação, vontade de dar um tiro na testa de quem faz uma BARBARIDADE dessas.


  36. Leila diz:

    Precisamos urgentemente, acabar com isso. É um absurdo. Vamos partir para a ofensiva e tratar o assunto, como crime ediondo contra a natureza. Partir para abaixo assinado e exigir das autoridades, providencias urgentes.


  37. Marina diz:

    São tipos.como esses que deveriam nunca ter nascido bando de miseráveis vermes assassinos monstros .deveriam fazer o mesmo com esses monstros cortar a cabeça de cada um não podem ser chamados de seres humanos..uns lixos desses se eu fosse Deus acabaria com todos esses.vsrmes que destroem a natureza que.matam os inocentes animais .


  38. Luiz Vicente diz:

    Qdo vamos perceber que estamos acabando com nosso planeta e tudo ao redor , o ser humano é um ser abominável , e sem humanidade o poder financeiro acarreta a maioria dos contrabando de animais da nossa fauna , deles ….degradante ver essas agindo desse modo , desconstruindo tudo que Deus fez para ter lucro diante disso.
    Contudo a fiscalização as vezes são mau instruturadas e sem poder ….


  39. MariaHelena diz:

    Os humanos já passaram dos limites essa raça de monstros


  40. Tereza diz:

    Até quando vai continuar esta barbaridade, China fica lá na probreza de espírito e na ignorância e a maldita ganância deles. Mas não mexe no Brasil. Basta de sujar o mundo com sua falta de respeito e amor.


  41. Adriel diz:

    Meu Deus l! Até onde vai tudo isso?
    É muito triste uma cultura dessa que não dá valor a mínima pra vida de qualquer que for a natureza. A vida pra eles não importa se tiverem lucrando.


  42. Zélia diz:

    Me dá nó no estômago e na garganta ver tanta maldade humana neste mundo. Muito chocante ver isso, tanta maldade por coisas tolas. A China é uma das maiores destruidoras do meio ambiente do mundo. Infelizmente os animais estão sendo dizimados.😿😿


  43. Rinaldo diz:

    Cadeia urgente justiça Brasil, nesses assassinos


    1. Pamela diz:

  44. Rosana diz:

    Tão lamentável é a existência humana no planeta! É tanta dor que sinto ao ler uma matéria como esta. O mercado de animais silvestres sempre existiu. O tráfico de animais só perde pras drogas em valores bilionários anuais. Os paises envolvidos fiscalizam pouco, as fronteiras e aeroportos assim como a polícia Federal NÃO são eficazes em investigação e apreensão. Os ANIMAIS, vidas inocentes perdem suas vidas em pró da ganância e ignorância humana. Em grande parte com conivência de governos e polícia corrupta. Lamentável!!!!! Isso doi na ALMA


  45. Elizabeth diz:

    Escrevi mas…..
    Já DELETEI , Antes que o Administrador o Fizesse.
    Pra Quem Ama Os Animais e a Natureza.
    Não Escrevi NADA Bom mesmo , Nem a Respeito da Corja dos Chineses e Muito Menos do Brasil.


  46. José Roberto diz:

    Infelizmente tive que ler essa notícia até o final, como pode em pleno 2020 esses fatos ainda acontecerem? Até quando as autoridades vão permitir essa barbárie?
    Porque essas pessoas ainda são consideradas seres humanos? Absurdo


  47. Rogério moreira diz:

    O governo é culpado, não só o atual,os anteriores
    Também,eles permitem.
    Coloca o exército na cola desses malditos caçadores.
    e os chineses estão merecendo tomar uma surra.
    Os animais merecem viver em paz em seu próprio habitat


  48. Miguel diz:

    Eu escrevi umas coisas errados por causa do corretor automático mas acho que dá pra entender


  49. Willian diz:

    Já não bastasse nós destruindo a própria fauna do nós país agora vem pessoas de fora a ajudar a acelerar está destruição.


  50. Anônimo diz:

    Chineses são um…… Sei la oq que acaba com o mundo! Amantes de felinos, VAMOS ACABAR COM ISSO!! PROTESTO!! DECLARO PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL DE FELINOS!! AMANTES ECOLOGICOS VS CAÇADORES!!!


  51. Agvaldo diz:

    E o pior e que quem puxa o gatilho e o local, por um dinheiro que logo acaba.o dinheiro pode receber mais,a fauna não tera mais,coitadas da novas gerações viu!!!


    1. Luizinho karina diz:

      Infelizmente, o futuro do Brasil, é o comunismo.
      Quem viver verá!


  52. Agvaldo diz:

    Verdadeira praga do mundo atual,olhos neles viu!!! Nossas cooperativas agrícolas ja estão sendo aos poucos compradas por eles,o Brasil aos poucos sendo comprado por Chineses.


    1. Pamela diz:

      Chineses como sempre destruindo o mundo.


    2. Sidnei Oliveira diz:

      Concordo, antes compravam do Brasil, agora estão comprando o Brasil.Infelizmente essa é a triste realidade.Essa é SÓ mais uma desse povo que me interessa em nada.


    3. Adriel diz:

      Verdade!!! Com tudo isso acontecendo e bem antes tbm, mais parece que tem brasileiros que tbm são farinha do mesmo saco.


  53. PAULO KIAI diz:

    Na MTC – Medicina Tradicional Chinesa, não usa esses animais para fazer remédios.


    1. PAULO KIAI diz:

      Sim eles não são usados


  54. danyrius19 diz:

    Thomas, seu comentário foi apagado por ferir a política de comentários – https://www.oeco.org.br/politica-de-comentarios/


  55. danyrius19 diz:

    Margareth, seu comentário foi apagado por ferir a política de comentários – https://www.oeco.org.br/politica-de-comentarios/


  56. danyrius19 diz:

    Inaldo, seu comentário foi apagado por ferir a política de comentários – https://www.oeco.org.br/politica-de-comentarios/


  57. danyrius19 diz:

    Delma, seu comentário foi apagado por ferir a política de comentários – https://www.oeco.org.br/politica-de-comentarios/


  58. danyrius19 diz:

    Helena, seu comentário foi apagado por ferir a política de comentários – https://www.oeco.org.br/politica-de-comentarios/


  59. SS t n diz:

    Não é nosso papel reeducar a China, mas impedir que isto aconteça aqui, onde já é inclusive ilegal. O problema e a vergonha também são nossos.


    1. Pamela diz:

      E os brasileiros ridiculos que se vendem e vendem nossas riquezas fauna e flora por alguns trocados. Que raiva de nós.


    2. Silvana diz:

      Verdade. Porem por aqui está dificil, muito dificil, quando as autoridades cruzam os braços. Inibir a demanda é possivel. Veja por exemplo o caso das focas mink do artico. Somente quando Ficou constrangedor vestir casacos de pele de mink ( e de leopardo) graças a uma enorme campanha mundial liderada pela WWF e Greepeace ( que chegou a jogar tinta verde nos casacos nas ruas), foi que a demanda parou e as focas sobreviveram. E hoje para casaco as fontes são de criadouros de animais. Já os leopardos continuam sendo traficados.


    3. Wiliam souza diz:

      Este comércio entre China e países que entregam animais, não é regularizado, nem há acordo comercial oficializado … Portanto não se pode incriminar um país desse jeito … Geralmente bolsonaristas condenam a China em tudo, mas concordam com o desmatamento, que também é uma forma de extermínio de animais.


  60. Helena diz:

  61. EDVALDO SILVA FILHO diz:

    É uma covardia enorme agredir assim nossa fauna.


  62. danyrius19 diz:

    Fátima, seu comentário foi apagado por violar a política de comentários: https://www.oeco.org.br/politica-de-comentarios/


  63. eu mesmo diz:

    Ain gentem, mas é tradicional então é lindo Melhor que esses parques nacionais imperialistas que não deixam os tradicionais caçarem seus extrativismos em paz como faziam no tempo que sua ancestralidade e profunda sabedoria tradicional levou as preguiças gigantes ao desaparecimento. Tudo é plano de deus


    1. Seu cu diz:

    2. Simone diz:

      Esses chineses tem ser parados… A ONU tem q tomar providências e todos os países do mundo colocar eles no devido lugar… Cuidar apenas do povo deles é parar de conter animais!!
      É revoltante Um situação dessas


    3. Julius diz:

      Um hipócrita que nem você e um humano sem qualquer tipo de boa índole ao dizer isso. Cultura e você sabe o que é certo e o que é errado, lamentável


    4. eu mesmo diz:

      Gente agora admito sou muito idiota mesmo desculpa


  64. Paulo diz:

    Que mundo cão! Mas não perco a esperanação.


  65. danyrius19 diz:

    Miquéias, seu comentário foi apagado por violar a política de comentários. https://www.oeco.org.br/politica-de-comentarios/


  66. Deveria se fazer o mesmo e banir essa espécie destruidora do planeta, lixos de seres humanos…


    1. Rogério diz:

      E os lixos que atuam no governo, só dar uma gorjetas que esses podres liberam a caça, até os índios hoje em dia são comprados, vamos defender nossa fauna e flora.


    2. Laurentina diz:

      Eu concordo plenamente. São mesmo um lixo de ser humano. Se isso pode ser chamado de ser humano. Quem compra os produtos gerado pela mortes dos animais, também são um lixo de ser humano. Os que matam, os que consomem, todos deveria ser banidos da da terra.


  67. Isabella diz:

    Meu Deus quem é o animal ai é homem louco .
    Pena desses bichos que dor ……


    1. Kledison diz:

      É só parar de comprar, produtos,da China, esses loco, até carnê de cachorro eles comem,. são os carnívoro,da terra,.


  68. Manoel Borges diz:

    Onde vai dinheiro acaba toda a honestidade, a vergonha, o respeito, o amor ao próximo, em fim, o ser humano é uma tragédia sobre o planeta e ainda querem explorar outros planetas se não cuidamos direito nem do nosso. A maldade e ganancia nunca vão acabar quando se trata de dinheiro.


    1. Airton José larger diz:

      Verdade concordo com vc


  69. Viviane diz:

    Horrorizada com a notícia😭


  70. Dani diz:

    Indignada, como pode ser humano ser tão cruéis? Alguém interdita a China pfv.


    1. Andrew Jacksohn diz:

      Este comentário foi deletado pelo Administrador. É fim de papo.


    2. Eu odeio chinês diz:

      Quando eu crescer vou fazer isso o se vou


    3. CHINESES DE MERDA diz:

      Chinês com certeza ndeve existir


  71. Isabel diz:

    Malditos que matam animais por prazer!


    1. Helena diz:

    2. danyrius19 diz:

      Dalcoris, seu comentário foi apagado por ferir a política de comentários – https://www.oeco.org.br/politica-de-comentarios/


  72. Marta diz:

    Eu esperando um asteróide cair na terra e dizimar o que de há mais nojento no planeta. Nós, humanos.


    1. Andrea diz:

      Eu tb sabe é um absurdo. Fiquei perplexa com Tudo isso! O pior é que autoridades deixam acontecer isso.


      1. Edimilson diz:

        Como podemos ajudar na luta contra este absurdo ?!?


    2. cassia diz:

      Concordo plenamente nojentos mas o meyeoro podia cair naChina ,esses loucos anormais selvagens..


    3. Bruno diz:

      Pois é o COVID-19, infelizmente não conseguiu incutir a idéia de humanidade no ser humano. É meio paradoxo esse trecho mas é uma triste realidade. O ser "humano" realmente não tem mais jeito.


    4. Roni diz:

      Perfeitas palavras,assino embaixo.


    5. Jujuju diz:

      Verdade!!!! Eu tbm!!! Nao tenho esperanças… E nao podemos reclamar em sofremos. Acho até pouco!!!!


    6. Dayse diz:

      indignação fazer como os animaizinhos .Cada vez tenho mais nojo do ser humano.


  73. danyrius19 diz:

    Alex, seu comentário foi apagado por violar a política de comentários. https://www.oeco.org.br/politica-de-comentarios/


  74. Mary diz:

    Concordo plenamente com vc Alex.falou tudo..


    1. Andrew Jacksohn diz:

      Este comentário foi deletado pelo Administrador.


  75. Marco diz:

    Revoltante, abominável, condenável, tanto estes chineses como todos os cúmplices em todos os países.


    1. danyrius19 diz:

      Helena, seu comentário foi apagado por ferir a política de comentários – https://www.oeco.org.br/politica-de-comentarios/


    2. Eu odeio chinês diz:

      Quando eu crescer eu vou tentar virar presidenta e mandar fazer uma bomba e acabar com a raça chinesa


        1. Te amo diz:

  76. Marcos Ignacio diz:

    ABSURDO INOMINÁVEL. SERÁ QUE VAMOS PERMITIR ISSO?


    1. danyrius19 diz:

      Dalcoris, seu comentário foi apagado por ferir a política de comentários – https://www.oeco.org.br/politica-de-comentarios/


    2. Mustafa diz:

      O comunismo tá aí pra isso, acabar com tudo, é não vai demorar muito, infelizmente.


    3. Luiz carlos diz:

      Amigo o pais já vendidos pra esses COMUNISTAS, agora eles estão tomado posse!! E um absurdo!! Vamos reclamar e fazer o que for possível e impossível.


    4. Josefinas diz:

      Gente, será que vamos ter que espulsar esse povo do nosso país?