Salada Verde

Após tentar reabrir estrada sem licenças, prefeitura de Magé (RJ) ignora autoridades

Município tentou reabrir estrada abandonada dentro da zona de amortecimento do PARNA Serra dos Órgãos; prefeitura ignora INEA e MPRJ, mas secretaria admite danos

Gabriel Tussini ·
4 de março de 2024
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A tentativa de reabertura da Estrada do Bananal, ocorrida em janeiro na cidade de Magé (RJ), segue tendo desdobramentos. A área fica dentro da zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Após vistoria no local, o INEA, órgão ambiental do estado, notificou a prefeitura a apresentar a Autorização de Supressão de Vegetação. A determinação foi ignorada, confirmou o órgão a ((o))eco. Já o MPRJ abriu inquérito para apurar os danos ambientais, e notificou a prefeitura e as secretarias envolvidas a apresentarem cópia do projeto, licenças ambientais e relatórios técnicos. A prefeitura novamente ignorou, e a secretaria de Meio Ambiente respondeu que “o dano constatado foi pouco significativo e reversível”, sem enviar as cópias requisitadas.

A secretaria respondeu ainda que as intervenções foram paralisadas no dia 11 de janeiro, e que “os setores responsáveis da Prefeitura de Magé foram devidamente comunicados da obrigatoriedade de abertura de procedimento administrativo de licenciamento ambiental junto ao INEA e junto à própria Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Magé”. Segundo a pasta, o dano constatado foi de cerca de 20 árvores derrubadas, e que será realizado um replantio de modo a “reverter o dano causado e garantir o equilíbrio local”. Vale lembrar que o secretário de Meio Ambiente de Magé, Carlos Henrique Rios Lemos, afirmou à reportagem, à época, que no local foram realizados apenas “estudos topográficos”.

Como noticiamos em janeiro, a prefeitura da cidade da região metropolitana do Rio derrubou, com retroescavadeiras, árvores na área de uma estrada abandonada há mais de 40 anos, já retomada pela Mata Atlântica, dentro da zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A área é lar de grande número de espécies ameaçadas, incluindo o criticamente ameaçado peixe-das-nuvens.

Imagem de satélite do traçado da antiga Estrada do Bananal (amarelo) passando por dentro da Fazenda das Nascentes (azul). Parte da área do PARNASO aparece em verde, no canto superior esquerdo, com sua zona de amortecimento contornada em vermelho. O pedágio está na parte inferior da imagem. Créditos: Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural e Google Earth

A obra, classificada como “eleitoreira” pelos ambientalistas que a denunciaram à época, é vista como alternativa ao pedágio inaugurado próximo dali, em dezembro. Moradores reclamam do alto custo para deslocamento do bairro Sertão para o centro da cidade. A Associação de Moradores, Pequenos Produtores e Amigos do Sertão cobra, na Justiça, a isenção no pedágio para os habitantes da região.

Já outros atores têm apelado para métodos menos ortodoxos. Silmar Braga (PL), vereador da cidade e entusiasta da obra, chegou a gravar um vídeo com um papel em mãos, como já noticiamos, afirmando ter recebido do INEA um documento atestando que na área não há “nenhum impedimento ambiental”. O problema é que o próprio órgão afirmou “desconhecer o documento citado”. Fontes ouvidas posteriormente por ((o))eco afirmam que o documento não existe, e que o papel na mão do vereador não teria relação com suas alegações.

  • Gabriel Tussini

    Estudante de jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), redator em ((o))eco e interessado em meio ambiente, política e no que não está nos holofotes ao redor do mundo.

Leia também

Reportagens
12 de janeiro de 2024

Obra de estrada no RJ ameaça espécies em extinção e não tem licença, denunciam ambientalistas

Realizada em zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Magé (RJ), reabertura da Estrada do Bananal visa driblar pedágio; denunciantes alegam fins eleitoreiros

Notícias
6 de fevereiro de 2024

Vereador de Magé (RJ) diz que INEA liberou estrada contestada, mas órgão ambiental nega

Segundo Silmar Braga (PL), órgão deu a moradores suposto documento dizendo que não há “impedimento ambiental” na área; procurado, INEA afirma desconhecer o documento

Notícias
19 de janeiro de 2024

Árvores da Mata Atlântica na berlinda da extinção

Pesquisa revela que mais de 80% das espécies de árvore exclusivas do bioma, historicamente o mais desmatado do país, estão sob risco de desaparecer

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. Jô Miguel diz:

    Ao invés de estarem preocupados em como vamos sobreviver a esse pedágio, que apenas mudou de lugar e ficou mais caro, poderiam ajudar ao Prefeito de Magé abrir logo essa estrada. Eleitoreira ou não é nossa única salvação.


  2. Irlan diz:

    Esse pedágio é uma covardia com a população local, bairro do Sertão novamente sendo sacrificado, sem falar nas queimadas que são realizadas na faixa de domínio dentre outros crimes ambientais.
    Sinceramente espera de Magé consiga fazer essa estrada o quanto antes o povo não aguenta pagar mais imposto.


  3. Tikkomia diz:

    Interessante, sendo exigido obrigatoriamente que fosse uma cidade da baixada agora querem obrigar a ser uma cidade da serra verde imperial… isso há sabemos só não entendemos porque criaram a baixada verde se não pode manter nem como AC ou AP?????