Salada Verde

Aprovadas esta semana diretrizes de novo fundo do marco global da biodiversidade

Decisão abre alas para que a base de financiamentos seja adotada na próxima assembleia do GEF, em agosto, no Canadá

Aldem Bourscheit ·
30 de junho de 2023
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O Marco Global da Diversidade Biológica de Kunming-Montreal terá um fundo próprio para fortalecer sua implantação. A deliberação ocorreu esta semana, em Brasília (DF), durante reunião do Conselho do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

Kunming-Montreal foi aprovado em dezembro passado na COP15, a 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre Biodiversidade das Nações Unidas, no Canadá. O acordo lista metas de conservação, restauração e uso sustentável dos sistemas naturais, até 2030.

A decisão desta semana abre alas para que o novo Fundo do Marco Global da Biodiversidade seja adotado na 7ª Assembleia do GEF em agosto, em Vancouver, no Canadá. Isso reforçará o caixa de países em desenvolvimento para cumprirem seus objetivos de conservação.

Os recursos virão de governos, do setor privado e de organizações filantrópicas, espera o GEF. Para tanto, as nações deverão incorporar as diretrizes de Kunming-Montreal e do fundo em suas políticas e ações nacionais para proteger a diversidade biológica.

Como mostrou ((o))eco, o Conselho do GEF chancelou esta semana o recorde de US$ 1,4 bilhão para países em desenvolvimento protegerem a biodiversidade. Essa linha tem a fatia mais grossa dos financiamentos da oitava fase do Fundo, de 2022 a 2026.

Na capital federal, também foi validado o GEF como parte do mecanismo de financiamentos do primeiro tratado para a preservação do alto-mar, aprovado em março pelas Nações Unidas. Agora, o Fundo apoiará a ratificação e ações dos países nesta agenda marinha. 

Acesso indígena

Povos indígenas e tradicionais deveriam ter acesso maior e direto a fundos internacionais de proteção da biodiversidade, defenderam entidades civis durante a reunião do GEF, em Brasília (DF). A medida se deve às ligações dessas pessoas com os ambientes preservados onde vivem.

Conforme nota da Avaaz, projetos de conservação com povos indígenas e comunidades locais somam 43,5 milhões de km2 (32% do território global) em 87 países, mas menos de 1% dos financiamentos asseguram direitos e a conservação florestal dessas populações.

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

Leia também

Reportagens
27 de junho de 2023

US$ 90 milhões de fundo global para proteger a biodiversidade no Brasil

Recursos foram confirmados esta semana em Brasília, durante o primeiro grande encontro da área ambiental no novo governo

Reportagens
15 de outubro de 2021

Com acordo político, 1ª parte da Conferência da ONU sobre Biodiversidade chega ao fim na China

Mais de 100 países assinaram Declaração de Kunming, se comprometendo politicamente a preservar a biodiversidade do planeta

Reportagens
5 de outubro de 2020

Onde avançamos na década dedicada à biodiversidade

Relatório do governo revela que o país não atingiu nenhuma das 20 metas da agenda global da biodiversidade estabelecida pela ONU para o período 2011-2020, mas destacou avanços importantes

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.