Salada Verde

Arraias são declaradas como tucunarés em flagra de tráfico

Presa em flagrante, uma advogada havia enviado desde janeiro de 2022 um total de 628 volumes com características similares

Aldem Bourscheit ·
8 de abril de 2024
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Quatorze crias vivas de arraia-olho-de-pavão (Potamotrygon motoro) traficadas foram flagradas semana passada no Aeroporto de Manaus (AM), onde receberiam mais oxigênio antes de seguir viagem. Os animais iam para São Paulo (SP), onde seriam vendidos ou seguiriam em voos internacionais. 

No intento de burlar a fiscalização, os peixes foram declarados nas guias de transporte como tucunarés (Cichla vazzoleri), outra espécie comum no continente americano. Todavia, um fiscal desconfiou da discrepância entre carga e descrição e mobilizou o flagrante.

A advogada que tentou despachar as arraias foi presa pela Polícia Federal e responderá por crimes de falsidade ideológica, biopirataria, maus-tratos e exportação ilegal de animais. Desde janeiro de 2022, ela enviou 628 pacotes com características semelhantes, mostram registros aduaneiros. 

Os animais foram repassados a um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama. A arraia-olho-de-pavão atinge 1 metro de comprimento e até 15 kg. A espécie é ameaçada de extinção no Brasil, mas tem alta busca por criminosos para ser criada e exibida em grandes aquários de água doce.

Conforme a Receita Federal, casos de tráfico de espécies silvestres são considerados “delitos menores” pela população, mas estão ligados e financiam o crime organizado que maneja drogas, armas e munições através das fronteiras e território brasileiros. 

Com informação da Freeland Brasil, A Crítica e G1.

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

Leia também

Salada Verde
12 de março de 2024

Polícia Federal faz operação contra quadrilha de tráfico de animais no RJ

Policiais cumpriram 23 mandados em 5 cidades; investigação começou com apreensão de macacos-prego em sítio de Nicole Bahls, que não é investigada, em janeiro do ano passado

Reportagens
28 de fevereiro de 2024

Uma ponte sul-americana para o tráfico internacional de animais

Repetidos crimes com espécies brasileiras em risco de extinção convergem ao Suriname, palco de conturbada história política

Salada Verde
5 de março de 2024

PF investiga tráfico de micos capturados em área protegida

Ao menos um dos acusados cometeria crimes contra a fauna há duas décadas. Caso anterior foi registrado em Cabo Frio (RJ)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.