Salada Verde

Chapada dos Veadeiros: consulta pública adiada para setembro

ICMBio adiou em 30 dias a data da consulta pública que triplica área da unidade de conservação. Objetivo é melhorar divulgação da proposta.

Daniele Bragança ·
24 de agosto de 2015 · 9 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Consultas ocorrerão entre os dias 16 e 19 de setembro. Foto: Wikipédia.

O ICMBio adiou em um mês — para os dias 16 a 19 de setembro — a consulta pública que debaterá a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. A proposta é aumentar 3 vezes a área do parque, de 65.514 para 235 mil hectares.

A data original seria na semana passada, entre os dias 17 a 19 de agosto. Segundo o ICMBio, a razão do adiamento é melhorar a divulgação da proposta e assim promover maior participação entre as entidades públicas, organizações não governamentais, proprietários e comunidade local.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros tem o mesmo tamanho desde 1981, mas sofre pressão do aumento da plantação e pastagem na sua área de entorno. A ampliação tem como objetivo assegurar a sobrevivência de uma das jóias do cerrado brasileiro e estancar as rápidas mudanças de solo ocorridas nas últimas duas décadas.

A consulta pública serve para a sociedade sugerir melhorias no projeto. As reuniões ocorrerão nos municípios de Nova Roma, Cavalcante e Alto Paraíso, onde serão informadas quais áreas serão incorporadas à unidade de conservação.

Tamanhos alterados

Não é a primeira vez que o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros tem seu tamanho alterado. Nascido em 1961 com o nome Parque Nacional do Tocantins, a unidade era 10 vezes maior do que o tamanho atual: tinha 625 mil hectares. Em duas ocasiões o parque teve seu tamanho diminuído: uma em 1972, quando o parque passou a se chamar Chapada dos Veadeiros, seu tamanho caiu para 171 mil hectares, e a outra em 1981, quando caiu aos atuais 65,5 mil hectares.

Em 2001, a unidade foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e o parque teve sua área ampliada para 235 mil hectares. Entretanto, o Supremo Tribunal Federal derrubou o decreto dois anos depois, por falhas no processo e na consulta pública.

Agora, o ICMBio retoma o processo interrompido pela justiça há 12 anos. O desenho definido para a atual ampliação é próximo do que foi feito em 2001, com poucas alterações.

 

Serviço
Reuniões – Consulta Pública
Dia 16 de setembro: em Nova Roma, reunião a partir das 09h00, será realizada no auditório do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, situado à Praça das Lavadeiras, s/nº, Setor Central.

Dia 17 de setembro: em Cavalcante, às 09h00, no auditório do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, situada à Vila Morro Encantado, Quadra 12, Lote 01 (ao lado do posto de saúde).

Dia 18 de setembro: em Alto Paraíso (GO), às 09h00, no auditório do Polo Universitário de Alto Paraíso de Goiás, situada à Rua São Jorge – Quadra 26 Parte da AMP 6-Bairro Centro.

 

 

Leia Também
Ampliação garantirá sobrevivência do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Chapada dos Veadeiros inaugura primeira travessia com pernoite
Bodas de Ouro na Chapada dos Veadeiros

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Colunas
18 de janeiro de 2011

Bodas de Ouro na Chapada dos Veadeiros

História do importante parque nacional, criado há 50 anos, representa o descaso do governo com a conservação do Cerrado.

Notícias
24 de junho de 2013

Chapada dos Veadeiros inaugura primeira travessia com pernoite

Amantes da natureza poderão explorar as belezas naturais do cerrado e conhecer as Sete Quedas, a mais nova atração da Unidade de Conservação.

Reportagens
4 de agosto de 2015

Ampliação garantirá sobrevivência do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Começa em agosto consulta pública sobre proposta que triplica área da unidade, para protegê-la das mudanças de uso da terra no seu entorno.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.