A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados (Cmads) rejeitou, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 436/14, do deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC), que repassa para os estados a responsabilidade administrativa pelo controle do manejo, da caça e do recolhimento de amostras de espécies, de ovos e de larvas da fauna silvestre.
O relator do projeto, na Comissão, é o deputado Nilto Tatto (PT-SP), que recomendou a rejeição do projeto por considerar que o tema autorizaria, por vias indiretas, o exercício da caça no Brasil, hoje proibida por lei. Tato também é relator, na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, do projeto de lei que libera a caça de animais silvestres no país. Ele também pede a rejeição dessa proposta.
Atribuição da União
O relator afirma que os estados já possuem a atribuição de controlar a espécimes da fauna silvestre, ovos e larvas, de forma destinada à implantação de criadouros e à pesquisa científica e que o Ibama tem acordos de cooperação técnica para a gestão da fauna com vários estados.
“A modificação prevista pelo PLP 436/14 retira por completo qualquer atribuição da União nessa área e inova no texto dando a atribuição de controle de caça aos órgãos estaduais de meio ambiente, o que é um absurdo”, afirmou o relator.
A proposta segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e depois vai para o Plenário.
*Com informações da Câmara Notícias
Leia Também
Projeto de Lei regulamenta a caça de animal silvestre no Brasil
Caça de Subsistência dentro e fora da lei: um debate necessário
Leia também
Caça ilegal ameaça deixar Mata Atlântica desabitada
Estudo apresentado por professores e alunos da Unesp demonstra que afrouxamento na fiscalização facilita ação de caçadores e palmiteiros →
Caça de Subsistência dentro e fora da lei: um debate necessário
Seria hipocrisia negar que no Brasil a caça seja uma prática pouco freqüente ou difundida, independente da região do país. Todos já ouviram histórias ou relatos sobre caça →
Projeto de Lei regulamenta a caça de animal silvestre no Brasil
Proposta quer a criação de reserva própria para caça de animais e revoga a Lei de Proteção à Fauna, de 1967, que proíbe o exercício da caça profissional →
Com esta fiscalização miserável, nem pensar.
Mas neste formato sr. JP. E vindo do deputado Valdestruir Colato, é de esperar coisa ruim.
O Brasil é praticamente o único pais do mundo que não tem alguma forma de caça esportiva/manejada…Como diria Juninho Pernambucano: " O Brasil é do avesso!"