Unir beleza, biodiversidade, conservação e conscientização. É com esse objetivo que a Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas (Abisub), o Projeto Meros do Brasil e a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Porto Seguro e o Projeto Coral Vivo promoverão, entre os dias 21 a 23 de março, o Concurso Coral Vivo de Foto Sub, que irá premiar os melhores registros subaquáticos do Parque Natural Municipal do Recife de Fora, em Porto Seguro, sul da Bahia.
Mas não é uma competição apenas pela melhor foto. As fotografias devem estar relacionadas ao tema branqueamento de corais.
Ao selecionar os melhores fotógrafos da área para participar do torneio, os organizadores pretendem sensibilizar o público para o que está acontecendo com os corais. “A fotografia documental é uma ferramenta poderosa para a conservação. Por estabelecer uma comunicação imediata com o público, pode sensibilizar e produzir mudança em valores e atitudes”, afirma o coordenador do Concurso Coral Vivo de Foto Sub, o oceanógrafo e bi-campeão nacional da competição, Áthila Bertoncini. Bertoncini afirma ainda que os fotógrafos, em busca das imagens que melhor representem o branqueamento de corais, contribuirão com a pesquisa científica atuando também como cientistas cidadãos.
O branqueamento de corais é um fenômeno que tem ameaçado a existência dos recifes de coral e que está relacionado ao aumento fora do comum da temperatura dos mares.
A competição terá a participação de vinte fotógrafos profissionais, que foram selecionados em dezembro do ano passado pelo júri da Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas (Abisub). O público poderá participar votando na noite de 23 de março, das 21h30 às 22h30, na fotografia que irá ganhar o troféu Melhor Fotografia Via Público.
Equipamentos de mergulho serão oferecidos aos participantes que irão registrar a biodiversidade do Recife de Fora.
Após a competição, as fotografias selecionadas irão compor um e-book informativo, que será oferecido gratuitamente no site www.coralvivo.org.br.
Os troféus terão o toque especial do designer Henrique Canella e estão esculpidos em madeira de demolição e de descarte, além de estarem no formato de espécies ameaçadas de peixes, contempladas no PAN Corais: o grama (Gramma brasiliensis), o peixe donzela-azul (Microspathodon chrysurus), e o peixe-papagaio-azul (Scarus trispinosus).
Parque Nacional Municipal do Recife de Fora
Criado em 1997, o Parque Nacional Municipal do Recife de Fora fica localizado em Porto Seguro, na Bahia. Com 17,5 quilômetros quadrados, a unidade de conservação tem visitação diária limitada a 400 pessoas em trecho específico, tendo o restante da área protegida.
É possível acompanhar os bastidores e o resultado da competição nas redes sociais do Projeto Coral vivo no Facebook e Instagram.
Serviço
Evento: Concurso Vivo de Foto Sub – categoria de fotografia temática “O branqueamento de corais em ano de El Niño”.
Quando: 21 a 23 de março.
Onde: Parque Natural Municipal do Recife de Fora, Porto Seguro (BA).
Quem: 20 fotógrafos especializados em fotografia subaquática, que foram selecionados pelo júri da Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas (Abisub).
Leia também
Branqueamento mata 70% do maior recife de coral do Japão
A mortandade dos corais ocorreu na lagoa de Sekisei, em Okinawa. Autoridades japonesas afirmam que o cenário chegou ao ponto de extrema gravidade →
Ameaça aos recifes de corais brasileiros
Pesquisas feitas no Nordeste indicam que ação humana está acelerando o branqueamento de ecossistemas já afetados pela acidificação dos oceanos. →
Projeto disponibiliza publicação sobre corais
Liberado para download, o Coral Vivo Responde é um pequeno livro que esclarece as principais dúvidas sobre os recifes de coral e os ambientes coralíneos →