Durante os 365 dias do ano, a humanidade utiliza os recursos gerados pelo planeta como água, energia, minerais e vegetais. Mas a natureza também tem os seus limites. No dia 1º de agosto, o estoque de recursos naturais será ultrapassado. Esse será o dia mais cedo de sobrecarga da terra, desde a década de 1970, segundo a Global Footprint Network (GFN), organização internacional que monitora a Pegada Ecológica das cidades pelo mundo.
Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day) é quando a humanidade já extrapolou o limite da terra, pois a demanda de consumo sobre a natureza continua maior do que a capacidade de regeneração do planeta.
Agosto tem sido, nos últimos anos, o mês em que entramos no limite. E 2018 baterá um recorde infeliz no seu primeiro dia, superando 2017, quando o Dia da Sobrecarga da Terra foi 2 de agosto; 2016, dia 8; no ano anterior, 13; em 2014, 19 e em 2013, 20 de agosto.
Como é feito o cálculo
A Global Footprint Network calcula o Dia da Sobrecarga da Terra todos os anos usando o cálculo de Pegada Ecológica, que inclui todas as diferentes demandas sobre a natureza, como a de alimentos, madeira e fibras (algodão); absorção de emissões de carbono da queima de combustíveis fósseis; além de construções, estradas e demais infraestruturas.
Os custos desse excesso de gastos ecológicos incluem desmatamento; colapso pesqueiro; escassez de água doce; poluição; erosão do solo; perda de biodiversidade e acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera. Tudo isso leva a mudanças climáticas e secas mais severas, incêndios florestais e furacões. Essas ameaças podem gerar desespero e forçar muitas pessoas a migrarem para outras cidades ou países.
Atividades em todo o mundo
A Global Footprint Network (GFN) e seus parceiros marcarão o Earth Overshoot Day 2018, ou Dia da Sobrecarga da Terra, com diversas atividades em todo o mundo, como:
- No Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã fará uma exibição especial de “Sob a Pata do Boi“, um documentário de ((o))eco sobre a invasão de gado na Amazônia, no dia 1º de agosto.
- Em Nova York, haverá um pequeno vídeo na Times Square, de 20 de julho a 3 de agosto, com imagens do premiado diretor de fotografia Louie Schwartzberg.
- A partir de Hong Kong, Paris e Oakland, a Global Footprint Network e a Schneider Electric realizarão um webinar (seminário online em vídeo) às 12h Brasília na terça-feira, 24 de julho, sobre o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day) e soluções de energia. Os detalhes estarão disponíveis em breve no site www.overshootday.org.
- Em Berlim, o Germanwatch e o Inkota realizarão uma coletiva de imprensa sobre o Overshoot Day às 9h (hora local) do dia 1º de agosto.
Transmissão ao Vivo #MoveTheDate (#MudarAData)
A Global Footprint Network apresentará esses eventos e muito mais com entrevistas de todo o mundo por meio de uma transmissão ao vivo no Facebook e no YouTube no dia 1º de agosto em duas sessões: às 3h e às 13h. Para assistir, visite www.facebook.com/GlobalFootprintNetwork.
A GFN está convidando pessoas a participar do Dia da Sobrecarga da Terra, determinando seu próprio Dia Pessoal de Sobrecarga e sua Pegada Ecológica em www.footprintcalculator.org e fazendo um “Passo para o #MudarAData” em www.overshootday.org/steps-to-movethedate/ .
Leia Também
Leia também
Ultrapassamos cada vez mais cedo os limites da Terra
Hoje é o Dia da Sobrecarga, a partir de agora a humanidade entra em débito com os recursos renováveis do planeta, dizem ativistas →
O último dia do ano nunca chegou tão cedo
O Dia da Sobrecarga nos lembra que consumimos demais e entramos no cheque especial do planeta, desta vez quase cinco meses antes do fim do ano →
WWF-Brasil lança especial sobre a sobrecarga da Terra
No dia em que a Terra entra no cheque especial, ONG lança site sobre os limites dos recursos naturais e a importância do consumo sustentável →