Salada Verde

Enquanto define equipe, Marina Silva nomeia presidentes interinos do Ibama e ICMBio

Servidores de carreira assumem interinamente o comando do Ibama e do ICMBio. Demora na escolha dos presidentes e diretores das autarquias se deve ao aval da Casa Civil

Daniele Bragança ·
12 de janeiro de 2023 · 1 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O analista ambiental Jair Schmitt foi nomeado nesta quinta-feira (12) para assumir interinamente o comando do Ibama. No ICMBio, outro servidor de carreira, Marcelo Marcelino de Oliveira, que por muitos anos foi diretor de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento do ICMBio, assumiu o cargo de presidente substituto da autarquia. 

As nomeações, após mais de uma semana sem nenhuma novidade no DOU, preencheram um buraco no início da gestão Marina Silva. À espera do aval da Casa Civil e do presidente Lula, e diante de um cenário de tentativa de golpe frustrado no domingo, as definições dos cargos de presidentes e diretorias ainda não ocorreram. Ainda não se sabe se Marina anunciará antes da viagem que fará a Davos, onde participará, a partir de sábado (14), do Fórum Econômico Mundial.  

Militares no Ibama 

No Ibama, Jair Schmitt ficará encarregado de substituir o presidente do Ibama (que ainda não foi nomeado) e o diretor de Proteção Ambiental (Dipro) da autarquia, pasta responsável por coordenar, controlar e executar ações referentes à fiscalização, além da coordenação de emergências ambientais. 

Entre 2019 e 2022, a Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro) foi chefiada por quatro militares, sendo apenas um com experiência no policiamento ambiental – o major reformado da PM paulista Olivaldi Alves Borges Azevedo, que ficou no cargo de janeiro de 2019 a 13 de abril de 2020. Exonerado após ocorrer uma megaoperação do Ibama contra o garimpo ilegal em terras indígenas no Pará, foi substituído por Olimpio Ferreira Magalhães, coronel da PM paulista, onde foi subcomandante da Rota, sem experiência na área ambiental. 

Outra operação contra crimes ambientais derrubou Magalhães, a Akuanduba, da PF, contra o contrabando de madeira no Pará. Foi afastado em 19 de maio de 2021 e exonerado em 30 de julho daquele mesmo ano. Assumiu neste mesmo dia Samuel Vieira de Souza, coronel da reserva do Exército sem experiência na área ambiental. Foi exonerado em 18 de agosto de 2021 após ter colaborado com reportagem do Fantástico sobre megaoperação de fiscalização do Ibama contra o garimpo na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Finalmente, a chefia da Dipro voltou a ser exercida em 30 de agosto de 2022 por uma servidora de carreira, Fernanda Cunha Pirillo Inojosa, após permanecer vaga por mais de um ano.

ICMBio

Já no ICMBio, o analista Marcelo Marcelino de Oliveira acumulará a presidência interina da autarquia e o cargo de diretor substituto de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento do ICMBio

O ICMBio é o órgão responsável por cuidar de 14 centros de pesquisas e mais de 330 unidades de conservação federais – que juntas cobrem cerca de 9% do território continental brasileiro e 25% do território marinho.

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
12 de maio de 2020

Nanico e militarizado, reestruturação do ICMBio entra em vigor

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade terá apenas uma gerência em cada região do país e concentrará cargos em núcleos de gestão integrada

Notícias
28 de junho de 2019

Presidente do ICMBio quer empregar PMs aposentados nas chefias de Unidades de Conservação

Em comunicado em nome do presidente, diretor da Dibio solicita indicação de policiais militares inativos que possam assumir a gestão de áreas protegidas federais

Reportagens
6 de janeiro de 2023

Conheça o novo Ministério de Marina Silva: um MMA “empoderado”

Pasta não teve adições somente no nome, mas em toda sua estrutura, que tornou-se mais robusta, dizem especialistas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.