Salada Verde

Escolha do presidente do ICMBio se dará por lista tríplice

Comitê de busca, responsável por apresentar nomes ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima até meados de abril, foi instituído nesta quarta-feira (22)

Cristiane Prizibisczki ·
23 de fevereiro de 2023 · 2 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, definiu que a escolha do novo presidente do órgão que gerencia as unidades de conservação do Brasil, o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), se dará a partir de uma lista tríplice. O processo de seleção começou na quarta-feira (22), com a instituição de um Comitê de Busca, formado por personalidades do setor ambiental.

Ao Comitê de Busca caberá a responsabilidade de escolher nomes, dentre os candidatos, que atendam a uma série de requisitos especificados, entre eles ter conhecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), possuir título de mestre ou doutor em área correlata à de atuação do órgão, ou experiência mínima de seis anos, também em área correlata às atividades do ICMBio.

Eles também poderão convidar candidatos do setor público, da comunidade acadêmica, do setor empresarial ou de entidades privadas sem fins lucrativos, para fins de formação da lista tríplice, que deve ser entregue ao MMA até meados de abril.

Confira os nomes dos integrantes do Comitê de Busca:

  • Adriana Ramos, Assessora Política e de Direito Socioambiental do Instituto Socioambiental (ISA)
  • Suely Araújo, Especialista Sênior em Políticas Públicas do Observatório do Clima;
  • José Pedro Oliveira Costa, ex-secretário nacional de Biodiversidade e Florestas;
  • José Carlos Carvalho – ex-ministro do meio ambiente
  • Maristela Bernardo – jornalista, socióloga e ambientalista
  • Claudio Maretti – ex-presidente do ICMBio

Esta é a segunda vez que o presidente do ICMBio é escolhido via lista tríplice. O método foi utilizado pela primeira vez à época da criação do órgão, em 2007.

  • Cristiane Prizibisczki

    Jornalista com quase 20 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, biodiversidade, política ambiental e mudanças climáticas. Já escreveu para UOL, Editora Abril, Editora Globo e Ecosystem Marketplace e desde 2006 colabora com ((o))eco. Adora ser a voz dos bichos e das plantas.

Leia também

Salada Verde
7 de maio de 2025

Senadores votarão proposta que muda o licenciamento em duas semanas

Relatório feito pelos senadores Tereza Cristina (PP-MS) e Confúcio Moura (MDB-RO) foi apresentado nesta quarta-feira. Proposta permite licenciamento simplificado até para duplicação de estradas

Reportagens
7 de maio de 2025

Superlotação de animais e más condições gera nova crise no Cetas-RJ

Inspeção do MPF no Centro de Triagem de Animais Silvestres do Rio de Janeiro denuncia superlotação e maus-tratos, e recomenda suspensão do recebimento de novos animais

Reportagens
7 de maio de 2025

Frear abate e consumo de tubarões é uma prioridade da pauta animal no Congresso

A agenda de entidades civis também pode impulsionar leis que endurecem as sanções contra a caça, o tráfico e os maus-tratos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.