Salada Verde

Escolha do presidente do ICMBio se dará por lista tríplice

Comitê de busca, responsável por apresentar nomes ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima até meados de abril, foi instituído nesta quarta-feira (22)

Cristiane Prizibisczki ·
23 de fevereiro de 2023 · 3 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, definiu que a escolha do novo presidente do órgão que gerencia as unidades de conservação do Brasil, o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), se dará a partir de uma lista tríplice. O processo de seleção começou na quarta-feira (22), com a instituição de um Comitê de Busca, formado por personalidades do setor ambiental.

Ao Comitê de Busca caberá a responsabilidade de escolher nomes, dentre os candidatos, que atendam a uma série de requisitos especificados, entre eles ter conhecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), possuir título de mestre ou doutor em área correlata à de atuação do órgão, ou experiência mínima de seis anos, também em área correlata às atividades do ICMBio.

Eles também poderão convidar candidatos do setor público, da comunidade acadêmica, do setor empresarial ou de entidades privadas sem fins lucrativos, para fins de formação da lista tríplice, que deve ser entregue ao MMA até meados de abril.

Confira os nomes dos integrantes do Comitê de Busca:

  • Adriana Ramos, Assessora Política e de Direito Socioambiental do Instituto Socioambiental (ISA)
  • Suely Araújo, Especialista Sênior em Políticas Públicas do Observatório do Clima;
  • José Pedro Oliveira Costa, ex-secretário nacional de Biodiversidade e Florestas;
  • José Carlos Carvalho – ex-ministro do meio ambiente
  • Maristela Bernardo – jornalista, socióloga e ambientalista
  • Claudio Maretti – ex-presidente do ICMBio

Esta é a segunda vez que o presidente do ICMBio é escolhido via lista tríplice. O método foi utilizado pela primeira vez à época da criação do órgão, em 2007.

  • Cristiane Prizibisczki

    Jornalista com quase 20 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, biodiversidade, política ambiental e mudanças climáticas. Já escreveu para UOL, Editora Abril, Editora Globo e Ecosystem Marketplace e desde 2006 colabora com ((o))eco. Adora ser a voz dos bichos e das plantas.

Leia também

Notícias
24 de fevereiro de 2026

Rio adia votação de projeto que concede áreas verdes para a iniciativa privada

Projeto de autoria do vereador Pedro Duarte (PSD) pretende mudar a Lei Orgânica do Município; medida permite concessões por até 35 anos

Salada Verde
24 de fevereiro de 2026

BBB do mundo animal – onça pintada desfila para câmeras no Parna Iguaçu

Cacira, uma fêmea provavelmente com filhote ainda em fase de amamentação, foi registrada passando em frente à sede do parque. Vem dar uma espiadinha!

Colunas
24 de fevereiro de 2026

Quem escreveu as regras do Alto-Mar?

Novo tratado da ONU mostra que a América Latina não foi apenas espectadora, mas atuou de forma decisiva na construção de uma governança mais inclusiva para o oceano

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.