Salada Verde

Escolha do presidente do ICMBio se dará por lista tríplice

Comitê de busca, responsável por apresentar nomes ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima até meados de abril, foi instituído nesta quarta-feira (22)

Cristiane Prizibisczki ·
23 de fevereiro de 2023 · 3 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, definiu que a escolha do novo presidente do órgão que gerencia as unidades de conservação do Brasil, o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), se dará a partir de uma lista tríplice. O processo de seleção começou na quarta-feira (22), com a instituição de um Comitê de Busca, formado por personalidades do setor ambiental.

Ao Comitê de Busca caberá a responsabilidade de escolher nomes, dentre os candidatos, que atendam a uma série de requisitos especificados, entre eles ter conhecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), possuir título de mestre ou doutor em área correlata à de atuação do órgão, ou experiência mínima de seis anos, também em área correlata às atividades do ICMBio.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Eles também poderão convidar candidatos do setor público, da comunidade acadêmica, do setor empresarial ou de entidades privadas sem fins lucrativos, para fins de formação da lista tríplice, que deve ser entregue ao MMA até meados de abril.

Confira os nomes dos integrantes do Comitê de Busca:

  • Adriana Ramos, Assessora Política e de Direito Socioambiental do Instituto Socioambiental (ISA)
  • Suely Araújo, Especialista Sênior em Políticas Públicas do Observatório do Clima;
  • José Pedro Oliveira Costa, ex-secretário nacional de Biodiversidade e Florestas;
  • José Carlos Carvalho – ex-ministro do meio ambiente
  • Maristela Bernardo – jornalista, socióloga e ambientalista
  • Claudio Maretti – ex-presidente do ICMBio

Esta é a segunda vez que o presidente do ICMBio é escolhido via lista tríplice. O método foi utilizado pela primeira vez à época da criação do órgão, em 2007.

  • Cristiane Prizibisczki

    Jornalista com quase 20 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, biodiversidade, política ambiental e mudanças climáticas. Já escreveu para UOL, Editora Abril, Editora Globo e Ecosystem Marketplace e desde 2006 colabora com ((o))eco. Adora ser a voz dos bichos e das plantas.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
3 de abril de 2026

Economista sugere criação de ‘pix climático’ para famílias afetadas por enchentes e deslizamentos

Proposta surgiu durante encontro promovido pela ong RioAgora.org, que reuniu especialistas para debater propostas para os candidatos ao governo do RJ

Reportagens
3 de abril de 2026

O que está em jogo com a crise da moratória da soja

STF convoca audiência de conciliação em abril, em meio ao enfraquecimento do acordo que ajudou a conter o desmatamento na Amazônia nas últimas duas décadas

Salada Verde
3 de abril de 2026

Plano de bioeconomia aposta em metas ambiciosas até 2035

MMA publica resolução da Comissão Nacional de Bioeconomia que define objetivos para crédito, restauração e uso sustentável da biodiversidade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.