Completando a sua 13ª edição, o festival de cinema Filmambiente exibe 58 filmes de longa e curta-metragem com temática ambiental, no Rio de Janeiro e em Niterói. A competição começou nesta quinta-feira (22) e conta com 58 filmes, que serão exibidos até o dia 28 no Cinesystem de Botafogo e no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no Rio de Janeiro, e no Cine Arte UFF, em Niterói. Os filmes também serão exibidos de forma remota, através da plataforma Bombozila.
Na edição deste ano, os filmes concorrem ao Melhor Filme, Diretor, Fotografia e Montagem em 3 categorias: melhor longa-metragem brasileiro, melhor longa-metragem internacional e melhor curta, com produções nacionais e internacionais competindo juntas. A competição de melhor filme será a única feita por escolha do público.
Ao longo do festival, 20 representantes das produções estarão presentes nas sessões comentadas, realizando apresentações e conversas sobre os seus filmes com a plateia. Além da programação regular, o Filmambiente também terá sessões especiais para alunos da rede pública de ensino, workshops e master classes de diretores convidados.
Em colaboração com ((o))eco, a Filmambiente irá exibir 2 filmes no evento de 20 anos do site, no dia 29, na unidade da Glória da ESPM. A exibição de “Mulheres na Conservação” e “Corredores- Da Pedra Azul ao Forno Grande” irá ocorrer a partir de 18h e conta com bate-papo com João Marcos Rosa, Paulina Chamorro (Mulheres da Conservação) e Leonardo Merçon (Corredores).
Além disso, a edição conta com dois painéis temáticos, que contam com a curadoria de Marcio Isensee e Sá, diretor de conteúdo de ((o))eco. O painel Justiça Climática no Rio de Janeiro, ocorrerá no dia 23, às 14h, e o painel O Papel do Audiovisual no Ativismo ambiental, no dia 27, às 14h, ambos no CCFJ. A programação também conta com workshops e master classes de diretores convidados.
O festival gratuito é realizado anualmente desde 2011, com produções mundiais que abordam temas relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade e regeneração da vida no planeta. Esse ano, o Filmambiente tem apoio da RioFilme e dos Consulados da França e da Itália.

Leia também
Quase a metade dos ambientes aquáticos do mundo está gravemente contaminada por lixo
Estudo de pesquisadores da Unifesp sintetizou dados de 6.049 registros de contaminação em todos os continentes ao longo da última década →
Como as canoas havaianas podem ser aliadas à pesquisa sobre microplásticos?
Pesquisadores da UFC desenvolveram uma nova metodologia capaz de captar dados relacionados a microplásticos com baixo custo e sem emissão de CO₂ →
Macaco-aranha-da-cara-branca é destaque de pesquisa e turismo no Cristalino
Retomada do monitoramento do macaco na RPPN Cristalino revela novas informações e ajuda a promover turismo e Rota dos Primatas de Mato Grosso →




