Completando a sua 13ª edição, o festival de cinema Filmambiente exibe 58 filmes de longa e curta-metragem com temática ambiental, no Rio de Janeiro e em Niterói. A competição começou nesta quinta-feira (22) e conta com 58 filmes, que serão exibidos até o dia 28 no Cinesystem de Botafogo e no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no Rio de Janeiro, e no Cine Arte UFF, em Niterói. Os filmes também serão exibidos de forma remota, através da plataforma Bombozila.
Na edição deste ano, os filmes concorrem ao Melhor Filme, Diretor, Fotografia e Montagem em 3 categorias: melhor longa-metragem brasileiro, melhor longa-metragem internacional e melhor curta, com produções nacionais e internacionais competindo juntas. A competição de melhor filme será a única feita por escolha do público.
Ao longo do festival, 20 representantes das produções estarão presentes nas sessões comentadas, realizando apresentações e conversas sobre os seus filmes com a plateia. Além da programação regular, o Filmambiente também terá sessões especiais para alunos da rede pública de ensino, workshops e master classes de diretores convidados.
Em colaboração com ((o))eco, a Filmambiente irá exibir 2 filmes no evento de 20 anos do site, no dia 29, na unidade da Glória da ESPM. A exibição de “Mulheres na Conservação” e “Corredores- Da Pedra Azul ao Forno Grande” irá ocorrer a partir de 18h e conta com bate-papo com João Marcos Rosa, Paulina Chamorro (Mulheres da Conservação) e Leonardo Merçon (Corredores).
Além disso, a edição conta com dois painéis temáticos, que contam com a curadoria de Marcio Isensee e Sá, diretor de conteúdo de ((o))eco. O painel Justiça Climática no Rio de Janeiro, ocorrerá no dia 23, às 14h, e o painel O Papel do Audiovisual no Ativismo ambiental, no dia 27, às 14h, ambos no CCFJ. A programação também conta com workshops e master classes de diretores convidados.
O festival gratuito é realizado anualmente desde 2011, com produções mundiais que abordam temas relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade e regeneração da vida no planeta. Esse ano, o Filmambiente tem apoio da RioFilme e dos Consulados da França e da Itália.
Leia também
Segundo turno em João Pessoa traz disputa entre candidatos de direita
Atual prefeito Cícero Lucena (PP) é favorito contra o ex-ministro Queiroga (PL); ele promete terminar obra de parque paralisada por problemas ambientais, e bolsonarista quer afrouxar legislação urbanística →
Degradação florestal na Amazônia em 2024 é a maior dos últimos 15 anos
De acordo com números do SAD-Imazon, a degradação no bioma atingiu 26 mil km², o equivalente ao estado de Alagoas. Queimadas são responsáveis, diz instituto →
COP16 pode reconhecer papel dos afrodescendentes na conservação
Proposta encabeçada por Brasil e Colômbia precisa ser aprovada nos debates técnicos e depois pelo plenário da conferência →