O Ministério do Desenvolvimento (MDIC) se reúne na próxima sexta-feira (24) com representantes da cadeia de reciclagem de papel em mais um passo para a elaboração da Estratégia Nacional de Economia Circular, em construção no âmbito federal.
O setor de reciclagem de papel passa por uma grave crise em função da baixa demanda da indústria e preços em queda. Segundo o segmento, atualmente a indústria prefere usar celulose na produção de embalagens, em detrimento do papel reciclado.
O objetivo da reunião é entender quais são os principais desafios a serem enfrentados e como estimular a economia circular.
Além de aparistas e catadores de papel, o governo já se reuniu com outros segmentos para a construção da estratégia.
No final de março, um projeto de Lei sobre o tema foi aprovado no Senado. Atualmente, a proposta aguarda apreciação da Câmara de Deputados.
A reunião entre governo federal e setor de reciclagem de papel acontece na sexta-feira (24), 9h30 e 11h30, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em Brasília.
Leia também
Excesso de estoques e preferência por celulose virgem geram crise na reciclagem de papéis
Associação do setor relata queda histórica de preços, critica falso discurso de economia verde e cobra decreto governamental de incentivo à logística reversa →
Importação de resíduos de papel, vidro e plástico terá aumento de impostos
Medida anunciada pelo Ministério da Indústria, Comércio e Serviços busca proteger catadores brasileiros e diminuir o volume acumulado em lixões e aterros sanitários →
Descarte inadequado: O plástico que falta nas recicladoras sobra na natureza
Repensar modelos de produção e consumo, banindo descartáveis e criar regulação que incentive a reciclagem pós-consumo são soluções possíveis para a cadeia do plástico no Brasil →