O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), é um dos convidados do Rei Charles III para a recepção que a Família Real britânica fará na próxima sexta-feira (17) em Suporte à Ação Global sobre Biodiversidade. Segundo a assessoria do governador, o convite foi aceito e ele deve comparecer ao encontro, mas ainda não há confirmação sobre a data exata em que Barbalho deixará o Brasil.
A recepção deve ocorrer no Palácio de Buckingham, a partir das 13h. “A Amazônia é a região com maior biodiversidade do planeta e, por isso, é central nesta discussão”, disse o governador, em sua conta no Twitter na manhã desta segunda-feira (13).
A presença de Barbalho no evento foi confirmada por ((o))eco com a assessoria de imprensa do governador, mas o comparecimento de Rei Charles III ainda é incerto.
De acordo com o britânico The Times, a Rainha Consorte Camilla Parker cancelou todos os compromissos reais previstos para esta semana, após testar positivo para Covid-19 nesta segunda-feira. A agenda do Rei Charles III ainda está mantida, mas pode mudar a qualquer momento, devido à possibilidade de ele também testar positivo para a doença.
Rei Charles III e o meio ambiente
O sucessor da Rainha Elizabeth II é conhecido por seu engajamento ambiental desde a juventude. Ao assumir o trono, Charles III precisou assumir uma “neutralidade política” em relação ao assunto, mas continuou, ao seu jeito, a apoiar as causas ambientais.
Durante a Conferência da ONU sobre Biodiversidade (COP-15), realizada em dezembro na cidade canadense de Montreal, o Reino Unido assumiu uma posição de liderança em busca de uma ação global sobre o tema.
Agora, o Reino Unido busca dar continuidade às ações de suporte a uma efetiva implementação ao acordo assinado durante a COP-15. Além da recepção com autoridades, políticos e expoentes da área ambiental no Palácio de Buckingham, também é esperado que a monarquia britânica realize um evento sobre financiamento global para a biodiversidade em Londres, ainda esta semana.
Leia também
Em 12 anos, Pará só recuperou um dos mais de 10 mil imóveis cancelados por grilagem no estado
Pesquisa revela caos na política fundiária paraense. Líder no desmatamento da Amazônia, estado não sabe o status de 10.396 imóveis registrados ilegalmente →
Belém é oficializada pelo governo Lula para disputar sede da COP 30
Evento pode acontecer no exato momento de consolidação da reconstrução da política ambiental brasileira. Será a primeira vez que o país sediará uma Conferência do Clima →
Bolsonarismo chega como principal força política da Amazônia Legal no novo Congresso Nacional
PL é o partido com a maior bancada de estados da Amazônia Legal, com 19 deputados empossados; junto com União e Republicanos, grupo mais fiel ao ex-presidente →