Já no primeiro dia da Operação Semana Santa, que teve início nesta quarta-feira (31), a Polícia Militar Ambiental de Bonito prendeu e autuou dois homens por caça ilegal de animais silvestres e porte ilegal de armas. Os policiais apreenderam 52 quilos de carne de catetos (Pecari tacaju), 3kg de carne de cutia (Dasyprocta punctata) e um tatu-galinha (Dasypus novemcinctus) — espécie ameaçada de extinção –, armazenados em um freezer no local, além de dois rifles e munições. Os infratores foram multados em R$28.500,00, receberam voz de prisão e foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Bonito.
A ação foi uma resposta a denúncias recebidas pelos policiais sobre a caça ilegal. Os infratores são residentes de Chapecó, interior de Santa Catarina, e prestavam serviço como empreiteiros em propriedade rural em Bonito há pouco mais 30 dias.
Em outra ação, realizada no dia anterior (30), os policiais ambientais de Bonito autuaram em R$5.000,00 o proprietário de um atrativo turístico pela supressão vegetal de 300 metros quadrados, medidos com GPS, em Área de Preservação Permanente (APP), nas matas ciliares do rio Formoso. O proprietário, que também responderá por crime ambiental com pena prevista de um a três anos de detenção, afirmou que seu funcionário havia suprimido a área sem sua autorização.
*Foto em destaque: Polícia Militar Ambiental do Mato Grosso do Sul/Divulgação
Leia também
Leia também
Caça e tráfico de onças disparam em estados bolivianos na fronteira com o Brasil
Investigação reforça que estados bolivianos próximos do Brasil são focos de caça e comércio clandestino de onças. Ilegalidades ganharam força com maior presença chinesa na América do Sul →
Entrando no Clima#41 – COP29: O jogo só acaba quando termina
A 29ª Conferência do Clima chegou ao seu último dia, sem vislumbres de que ela vai, de fato, acabar. →
Supremo garante a proteção de manguezais no país todo
Decisão do STF proíbe criação de camarão em manguezais, ecossistemas de rica biodiversidade, berçários de variadas espécies e que estocam grandes quantidades de carbono →
Mais um desgraçado praticando ações na contramão da lei.
É que no Oeste de Santa Catarina, já detonaram (mataram) tudo.
Dasypus novemcinctus ameaçado de extinção aonde? Qual a fonte pra essa bobagem?