Notícias

Homens caçam mais de 35 pacas em MT; Ibama abre investigação

Vídeo de caça ilegal de pacas viralizou na semana passada pela quantidade de animais mortos. Três caçadores aparecem nas imagens, feitas por outro suposto caçador

Jhualisson Veiga ·
29 de fevereiro de 2024

Uma filmagem que mostra dezenas de pacas (Cuniculus paca) mortas, amontoadas em três pilhas, tem gerado revolta nas redes sociais desde a última semana. Ainda não há informações precisas sobre local e data em que o vídeo foi gravado, mas autoridades trabalham com a hipótese de as imagens terem sido feitas no estado de Mato Grosso. O Ibama investiga o caso.

Na gravação, é possível ver três homens. O vídeo é narrado por uma quarta pessoa, que celebra a conquista dos amigos pela quantidade de animais mortos. “Eu cheguei agora nesse acampamento, nem aqui eu tava. Esse aqui que é o perigoso, olha a cara”, narra, mostrando o amigo. 

A paca é o segundo maior roedor do Brasil, possui de médio a grande porte e é conhecido por sua velocidade e agilidade. Nativa de florestas tropicais, pode ser encontrada desde a América Central até o Paraguai. Seu peso varia de 6 a 15 kg, sendo os machos os mais pesados. 

Imagem: Reprodução/Internet

A caça de paca vem de longa data e entrou pro imaginário brasileiro com o ditado “paca, tatu, cotia não”. As duas primeiras espécies tinham carnes apreciadas pelos portugueses, já a cotia não era considerada saborosa. Mesmo que a tradição seja antiga, a caça de animais silvestres sem ser para fins de subsistência não é permitida pela legislação desde 1967.  

“Essa não é uma caça de subsistência, como prevista no artigo 37 da lei 9.605/98, que visa à manutenção alimentar de populações que não possuem outros recursos alimentares a não ser espécies da fauna silvestre”, analisa o biólogo Gabriel Salles Masseli, doutorando do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). “O que passa ao ver a filmagem é um sentimento de tristeza, revolta, bem como de vergonha por ver a sua espécie destruindo não só as demais espécies, mas o meio ambiente como um todo”, disse. 

Segundo Masseli, existem diversas espécies que estão sofrendo constante ameaça por conta da caça, mesmo ela sendo proibida em diferentes legislações brasileiras, como a lei 9.605/98 (lei de crimes ambientais), e lei 5.197/67 (lei de proteção da fauna). “A caça predatória não apenas ameaça a sobrevivência das espécies caçadas, mas também tem um impacto direto e indireto sobre a biodiversidade e a saúde dos ecossistemas”, afirma.

A ((o))eco, o Ibama informou que está ciente sobre o caso e que o vídeo foi encaminhado para investigação “com o objetivo de levantar informações sobre o crime e identificar os infratores para tomar as providências cabíveis”.

  • Jhualisson Veiga

    Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário do Norte (UniNorte) - Manaus.

Leia também

Salada Verde
27 de junho de 2023

Homens que mataram onças-pardas são soltos em MS

Dupla que disse ter agido a mando do patrão foi solta após pagamento de fiança. Réus confessos da morte de dois felinos, homens vão responder em liberdade

Salada Verde
1 de abril de 2021

Infratores são presos em Bonito por caça ilegal de animais silvestres

Operação da Polícia Ambiental de Bonito apreendeu mais de 50 kg de carne de animais silvestres em freezer, inclusive uma espécie de tatu considerada ameaçada de extinção, além de rifles e munição

Salada Verde
1 de julho de 2019

MPF denuncia grupo que matou mais de mil onças-pintadas no Acre

Justiça Federal já aceitou a denúncia contra caçadores ilegais que atuavam no interior do estado. Grupo responderá por caça e uso de armas de fogo sem permissão

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.