O biólogo e ambientalista João Paulo Ribeiro Capobianco assume oficialmente, a partir desta terça-feira (13), o cargo de Secretário-Executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.O nome do ambientalista foi anunciado para ocupar o cargo no início de janeiro, mas a nomeação foi publicada somente na edição de hoje do Diário Oficial da União.
Com isso, Capobianco retorna ao posto que ocupou entre 2003 e 2008, também na gestão Marina Silva. Em sua primeira passagem pelo MMA, ele coordenou o Grupo de Trabalho Interministerial de Prevenção e Controle ao Desmatamento na Amazônia, tendo sido um dos principais responsáveis pelo sucesso da política de redução da destruição na floresta tropical.
Capobianco também foi vice-presidente do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), Secretário Nacional de Biodiversidade e Florestas, presidente do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético e também da Comissão Brasileira de Florestas.
Entre 2008 e 2009 foi professor visitante da Universidade de Columbia e é o autor de livros e estudos. Sua tese de doutorado pela USP se transformou no livro Amazônia: uma década de esperança (Estação Liberdade, São Paulo, 2021). Até recentemente, Capobianco ocupava o cargo de vice-presidente no Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS).
Leia também
Conheça o advogado socioambiental que irá assumir Secretaria de Controle do Desmatamento do MMA
Ex-secretário de Meio Ambiente do DF, André Lima afirmou nesta segunda-feira (23) que aceitou convite de Marina Silva. Meta é acabar com “razão fática” da existência da nova Secretaria →
Deputado Rodrigo Agostinho será o novo presidente do Ibama
Informação foi confirmada por ((o))eco nesta sexta-feira (13). Agostinho assume no início de fevereiro →
Conheça o novo Ministério de Marina Silva: um MMA “empoderado”
Pasta não teve adições somente no nome, mas em toda sua estrutura, que tornou-se mais robusta, dizem especialistas →