Salada Verde

Deputado Rodrigo Agostinho será o novo presidente do Ibama

Informação foi confirmada por ((o))eco nesta sexta-feira (13). Agostinho assume no início de fevereiro

Redação ((o))eco ·
13 de janeiro de 2023 · 1 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Rodrigo Agostinho, ex-coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, assumirá o comando do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A informação foi confirmada por ((o))eco na noite desta sexta-feira (13), após a indicação ter sido vazada pela imprensa. 

“Era pra ser uma nota da ministra, mas acabou vazando. Sim, é verdade. Já estou ajudando voluntariamente e logo assumo definitivo”, confirmou Agostinho para a nossa reportagem. 

Formado em direito e em ciências ambientais, Agostinho começou a vida pública no interior de São Paulo, quando foi eleito o vereador mais jovem de Bauru, município onde foi prefeito por duas vezes e secretário municipal de Meio Ambiente. Foi gerente-executivo do Instituto Arapyaú (2016-2018), atuando na área de direito, com ênfase em direito público, administrativo e ambiental. É mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental com ênfase em Ecologia da Conservação.  

Durante sua atuação política, foi membro titular do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) por mais de 10 anos e é integrante da Comissão Mundial de Direito Ambiental da IUCN (União Internacional de Conservação da Natureza). Na Câmara, foi coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista entre 2020 e 2022, e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS), entre 2019 e 2021. 

Herança 

Agostinho substituirá o advogado e procurador da AGU Eduardo Fortunato Bim, que foi presidente do Ibama nos últimos quatro anos. Sob seu comando, o Ibama manteve alta rotatividade de cargos nas coordenações responsáveis pela fiscalização ambiental, mudou os processos de cobrança de multas e o órgão passou a atuar menos, principalmente na Amazônia.

O parlamentar deverá assumir o posto no fim do seu mandato como deputado federal por São Paulo, que termina no dia 31 de janeiro. Por enquanto, como já adiantado por ((o))eco, o Ibama está sob comando interino do analista ambiental Jair Schmitt, servidor de carreira do órgão.

Leia também

Salada Verde
12 de janeiro de 2023

Enquanto define equipe, Marina Silva nomeia presidentes interinos do Ibama e ICMBio

Servidores de carreira assumem interinamente o comando do Ibama e do ICMBio. Demora na escolha dos presidentes e diretores das autarquias se deve ao aval da Casa Civil

Notícias
1 de abril de 2022

Acusado de intervir em prol de mineradora, Bim troca chefe do Ibama no Pará

Ex-superintendente foi exonerado após denunciar que presidente do Ibama o pressionou para liberar uma mineradora de embargo. Em seu lugar, entra um consultor ambiental

Reportagens
6 de janeiro de 2023

Conheça o novo Ministério de Marina Silva: um MMA “empoderado”

Pasta não teve adições somente no nome, mas em toda sua estrutura, que tornou-se mais robusta, dizem especialistas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Parabéns Agostinho. Força e coragem nesta árdua missão de ajudar a trazer o Brasil para o rumo da conservação ambiental. Por favor, não se esqueça do Oceano e dos problemas dos Povos do Mar.


  2. Pedro Alcântara diz:

    Não conhece a máquina Ou seja, vai fazer discursos, dar entrevista…mas quem vai tocar o barco mesmo vai ser seu substituto, da cada, que vai servir de “muleta”