Levantamento cataloga aves do Cerrado em Goiás

Trabalho realizado por aluna da Unesp teve como objetivo buscar novos conhecimentos sobre a avifauna no Cerrado de Goiás. Estudo identificou 271 espécies

5 de dezembro de 2016 · 7 anos atrás
Pteroglossus castanotis (araçari-castanho) foi registrado durante a pesquisa. Foto: Cícero R. C. Omena/ Flickr.

Durante dois anos, a aluna de doutorado da Unesp de Rio Preto, Shayana de Jesus, realizou um levantamento do número de aves existentes nas áreas florestais e dos efeitos na conservação e na extinção das espécies, baseando-se nas características ambientais das florestas e das paisagens do Cerrado. O trabalho teve como objetivo buscar novos conhecimentos a respeito da avifauna em fragmentos florestais — áreas de formações florestais interrompidas por barreiras naturais ou pela ação humana — no Estado de Goiás, compreendendo os efeitos da fragmentação e os fatores responsáveis pela estruturação destas comunidades na região. “O entendimento dos elementos pode auxiliar na elaboração de medidas eficazes para a conservação e manejo das espécies e de seus habitats”, afirma a pesquisadora. Os resultados do estudo mostram que 271 espécies de aves nos fragmentos florestais, pertencentes a 57 famílias, sete destas espécies só existem no Cerrado. Além disso, foram registradas espécies oriundas dos biomas limítrofes, sendo 14 da Amazônia e 17 da Floresta Atlântica.

Fonte original: Unesp