Classificado como “criticamente em perigo” de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e pelo ICMBio, o sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) agora é o tema de um livro que tem o objetivo de conscientizar crianças e jovens sobre a importância de sua conservação. Desenvolvido pelo casal de biólogos Maurício Noronha e Dayse Campista e pelo jornalista Marcus Pimenta, a obra “Os sauins-de-coleira e a Planta do Céu” conta a história de uma família de macacos sauins-de-coleira que buscam uma floresta para morar.
Financiado por um edital Concurso Prêmio Manaus de Conexões Culturais, o livro é a primeira obra literária sobre o saium-de-coleira, animal que sofre com as ameaças, que vão desde o risco de atropelamentos no centro de Manaus a competição com o sagui-de-mão amarela (Saguinus midas) em áreas mais afastadas. Ao longo da narrativa, os jovens leitores aprendem junto com os personagens sobre a Floresta Amazônica, as áreas protegidas e as consequências das ações humanas na natureza.
O livro ainda conta com uma parte dedicada especialmente para pais e professores com sugestões de atividades, para serem realizadas com as crianças, que incentivam a reflexão sobre os cuidados com o meio ambiente e o hábito de leitura.
Os autores ainda criaram uma plataforma virtual para garantir o acesso gratuito ao livro e a um booktrailer, com informações sobre o sauim e até os sons produzidos por esse carismático primata. (Marcos Furtado).
Leia Também
Leia também
Plantar árvores para colher sauins
Estratégias para salvar os sauins-de-coleira incluem plantio de mudas para aumentar a área para os animais sobreviverem em fragmentos urbanos. →
Lista dos 25 macacos mais ameaçados do mundo tem três espécies brasileiras
Entre as principais razões para o aumento dos riscos de extinção estão perda de habitat, competição com espécies invasoras e surtos de doenças →
A divulgação é o remédio
Na década de 1940, a farmacêutica Roche editou as Coleções Artísticas Roche, 210 prospectos com gravuras e textos de divulgação científica que acompanhavam os informes publicitários da marca →