Salada Verde

Mato Grosso ganha nova área protegida com criação da RPPN Fazenda Anacã

Após hiato de dez anos sem novas UCs na Amazônia matogrossense, proprietário rural transforma sua terra, localizada em Alta Floresta, em RPPN

Duda Menegassi ·
12 de setembro de 2024
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

No último dia 5, data que marca o Dia da Amazônia – bioma que tem sofrido com as atuais queimadas – houve pelo menos um motivo para comemorar: a criação de uma nova unidade de conservação. A oficialização da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Anacã, em Alta Floresta, no norte de Mato Grosso, quebra o hiato de uma década sem a criação de novas unidades de conservação na Amazônia matogrossense.

A RPPN abrange uma área de 17,8 hectares e já havia sido reconhecida pelo ICMBio em maio deste ano, em decreto no Diário Oficial da União. E na última quinta-feira (5/9), a conquista foi celebrada oficialmente. 

A área da nova reserva particular foi adquirida em 2019 pelo proprietário rural José Francisco Pacheco de Camargo Penteado, já com a finalidade de conservação e desenvolvimento do ecoturismo, com destaque para a observação da vida selvagem. Na RPPN podem ser avistadas espécies de primatas ameaçados e endêmicos da Amazônia, como o zogue-zogue-de-mato-grosso, (Plecturocebus grovesi), o macaco-aranha-de-cara-preta (Ateles chamek) e o mico-de- schinaider (Mico schneideri). 

“Transformamos toda a área verde da fazenda em um grande corredor ecológico que conecta significativas áreas de remanescentes florestais localizados no entorno da área urbana” conta o proprietário, Fernão Prado.

A criação da RPPN é fruto da participação dos gestores da Fazenda Anacã no projeto de fomentação de novas RPPNs no município, desenvolvido com a Fundação Ecológica Cristalino (FEC), ao Conselho Municipal de Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Alta Floresta, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e UNEMAT, e contou com apoio técnico da FUNATURA.

Crédito: Fernão Prado/Divulgação
  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Reportagens
31 de janeiro de 2024

Planalto prepara decreto para aquecer a criação e consolidação de reservas privadas

Áreas a serem reconhecidas até junho ampliarão o território particular protegido no país para cerca de 900 mil hectares

Colunas
18 de julho de 2022

Tudo que é Grande começa Pequeno

A pequena Salto Morato é uma grande referência em UC. Tudo indica que a Grande Reserva da Mata Atlântica também será referência em termos de conservação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.