Salada Verde

Ministro volta atrás e não dará posse a infrator ambiental no Ibama

Neuvaldo David Oliveira é réu em quatro ações de improbidade e já foi multado por instalar rede de energia elétrica em área de restinga.

Daniele Bragança ·
26 de julho de 2016 · 8 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Após repercussão, Sarney Filho tornará sem efeito a nomeação do novo superintendente do Ibama na Bahia. Foto: Antonio Augusto/Câmara dos Deputados.
Após repercussão, Sarney Filho tornará sem efeito a nomeação do novo superintendente do Ibama na Bahia. Foto: Antonio Augusto/Câmara dos Deputados

O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, tornará sem efeito a nomeação de Neuvaldo David Oliveira (PR-BA) para o cargo de superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na Bahia. O ministro voltou atrás após a repercussão do caso. Político e ex-prefeito do município de Caravelas, Oliveira foi multado pelo órgão ambiental por instalar uma rede de abastecimento de energia elétrica em uma área de preservação permanente.

A nomeação de Neuvaldo foi publicada no dia 18 de julho pelo ministro de Meio Ambiente Interino, Marcelo Cruz. Ele substituiu o analista ambiental Célio Costa Pinto, que é especialista em Planejamento e Gestão Ambiental e servidor de carreira do órgão.

A Associação Nacional dos Servidores do Ibama (Ascema-BA) divulgou nota no dia seguinte da nomeação criticando o loteamento político dos cargos de chefia. Na sexta, o Ministério Público Federal na Bahia recomendou que a nomeação fosse tornada sem efeito, pois “uma vez empossado no cargo de superintendente do Ibama, Oliveira pode vir a influenciar em atos de gestão que lhe beneficiem diretamente, o que configuraria situação de conflito de interesse”.

Um novo nome será indicado ao cargo.

 

 

Leia Também

Servidores do Ibama se mobilizam contra o loteamento político no órgão

MPF entra na briga contra nomeação do novo superintendente do Ibama na Bahia

Servidores do Ibama protestam contra novo superintendente do órgão no Rio

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
2 de fevereiro de 2016

Servidores do Ibama protestam contra novo superintendente do órgão no Rio

Grupo contesta indicação política do advogado Zilto Bernardi Freitas e pede nomeação de funcionário de carreira para o cargo.

Salada Verde
24 de julho de 2016

MPF entra na briga contra nomeação do novo superintendente do Ibama na Bahia

Político sem experiência na área ambiental, Neuvaldo David Oliveira é réu em quatro ações de improbidade e já foi multado pelo órgão ambiental.

Notícias
20 de julho de 2016

Servidores do Ibama se mobilizam contra o loteamento político no órgão

Associação dos servidores chama de retrocesso as nomeações recentes de políticos para cargos de superintendentes, sem experiência na área ambiental.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 9

  1. 2pesos2medidas diz:

    Engraçado. Aqui mesmo no Eco, funcionários do Ibama fizeram um escarcéu no RJ contra a nomeação do tal Zilto para Superintendente. Agora esse governo tira o cara, e ninguém fala nada? Não deviam estar agradecendo ao atual governo por ter tirado o cara?


  2. Barba diz:

    E aê Sr Ministro: vai manter o ICMBIO desse jeito que tá?? Só vejo mudanças no IBAMA, o ICMBIo voltou tudo como era antes, bem antes


    1. PAndre diz:

      Jurassic Park meu caro, o bom filho sempre volta pra mamar mais um pouco na "teta" da mamãe… por falar nisso, vai um projetinho aí com dinheiro dos gringos ?!


  3. PAndre diz:

    Mais um tiro no pé… desse jeito meio ambiente vira xakota !!


    1. Lucian diz:

      Ah, e quando o Lulah axincalhou os bagres e as pererecas do Ibama não era "xacota"???


      1. PAndre diz:

        Sim, mas o que tem haver o Lula…??!! Governos do PT foram péssimos pro meio ambiente, assim como esta volta do Sarney Filho e sua trupe de Dinossauros arcaicos… ao final nada de novo e o buraco cada vez mais fundo… Mas, deve ser culpa do Lula…


  4. Andreia diz:

    Tá, o da Bahia sai, porque foi muito descarado, mas e os demais que também foram nomeados por motivos políticos, sem qualquer competência para isso? Algo vai mudar?


    1. LILS diz:

      NOOOOSSSA! Políticos fazendo coisas por motivos políticos!!! Onde já se viu? Nunca na historia desse pais…


  5. Mineirin diz:

    Corrigiu seu erro, igualzin o Petê…#sqn!!