Há 11 dias, o Conselho de Caciques das aldeias da etnia Pataxó, que vivem dentro e no entorno do Parque Nacional do Monte Pascoal (BA), fechou as portas e iniciou uma vigilância noturna na entrada principal da unidade de conservação. A medida é um esforço emergencial para tentar impedir o acesso dos caminhões madeireiros responsáveis por levar embora as toras de árvores extraídas ilegalmente dentro do parque (como noticiado por ((o)) eco – leia na íntegra). Em apoio à decisão, a sociedade civil organiza uma vigília na Aldeia do Pé do Monte na noite de 21 a 22 de fevereiro.
A Vigília do Monte tem como objetivo fortalecer e dar visibilidade à decisão feita pelos caciques em caráter emergencial no dia 07/02 e que, desde então, têm se voluntariado e se revezado para fazer a vigia noturna no portão do parque, aos pés do Monte Pascoal.
O ato é aberto para participação de todos os interessados em manifestar seu apoio aos Pataxós e ao esforço de frear o desmatamento ilegal da Mata Atlântica remanescente na área protegida. Os participantes devem levar sua barraca e itens básicos pro acampamento, como água, comida, lanterna e repelente.
Para quem quiser apoiar, uma conta bancária da Cooperativa de Trabalho de Florestamento e Reflorestamento da Aldeia Pataxó Boca da Mata (COOPLANJE) está sendo divulgada: Banco do Brasil, agência 4493-8, conta 11.008-6, CNPJ 17.731.516/0001-09. O recurso será usado na mobilização.
Leia Também
Indígenas se mobilizam para travar extração ilegal de madeira no Parque Nacional do Monte Pascoal
PF deflagra operação contra crime ambiental em parque na Bahia
Leia também
O mapa de tesouros ameaçados na Bahia
Estudo apresentado pelo WWF-Brasil e pela Secretaria de Meio Ambiente da Bahia aponta centenas de áreas importantes para a biodiversidade e manutenção de Recursos Hídricos →
PF deflagra operação contra crime ambiental em parque na Bahia
Operação Desmonte cumpriu seis mandados de busca e apreensão para combater a extração ilegal de madeira e de outros produtos florestais do Parque Nacional do Monte Pascoal →
Indígenas se mobilizam para travar extração ilegal de madeira no Parque Nacional do Monte Pascoal
Índios decidem fechar o portão do parque, sobreposto à Terra Indígena Pataxó, localizada no sul da Bahia, e fazer vigia noturna para vetar a saída de madeira explorada ilegalmente →
Cara Duda, não há entrada e nem saída de caminhão de madereiros do Parque. Já conversamos sobre isso e já te disse como a madeira sai. Você sabe. No mais, não tem ocorrido vigílias noturnas. Quem fica no portão são os vigilantes do ICMBio. A vigília teve um dia simbólico, dia 21/03. No mais, alguns poucos dias houve vigília. Cássia Saretta – chefe do Parque Nacional é Histórico do Monte Pascoal.