
Há 11 dias, o Conselho de Caciques das aldeias da etnia Pataxó, que vivem dentro e no entorno do Parque Nacional do Monte Pascoal (BA), fechou as portas e iniciou uma vigilância noturna na entrada principal da unidade de conservação. A medida é um esforço emergencial para tentar impedir o acesso dos caminhões madeireiros responsáveis por levar embora as toras de árvores extraídas ilegalmente dentro do parque (como noticiado por ((o)) eco – leia na íntegra). Em apoio à decisão, a sociedade civil organiza uma vigília na Aldeia do Pé do Monte na noite de 21 a 22 de fevereiro.
A Vigília do Monte tem como objetivo fortalecer e dar visibilidade à decisão feita pelos caciques em caráter emergencial no dia 07/02 e que, desde então, têm se voluntariado e se revezado para fazer a vigia noturna no portão do parque, aos pés do Monte Pascoal.
O ato é aberto para participação de todos os interessados em manifestar seu apoio aos Pataxós e ao esforço de frear o desmatamento ilegal da Mata Atlântica remanescente na área protegida. Os participantes devem levar sua barraca e itens básicos pro acampamento, como água, comida, lanterna e repelente.
Para quem quiser apoiar, uma conta bancária da Cooperativa de Trabalho de Florestamento e Reflorestamento da Aldeia Pataxó Boca da Mata (COOPLANJE) está sendo divulgada: Banco do Brasil, agência 4493-8, conta 11.008-6, CNPJ 17.731.516/0001-09. O recurso será usado na mobilização.
Leia Também
PF deflagra operação contra crime ambiental em parque na Bahia
Leia também

O mapa de tesouros ameaçados na Bahia
Estudo apresentado pelo WWF-Brasil e pela Secretaria de Meio Ambiente da Bahia aponta centenas de áreas importantes para a biodiversidade e manutenção de Recursos Hídricos →

PF deflagra operação contra crime ambiental em parque na Bahia
Operação Desmonte cumpriu seis mandados de busca e apreensão para combater a extração ilegal de madeira e de outros produtos florestais do Parque Nacional do Monte Pascoal →

Indígenas se mobilizam para travar extração ilegal de madeira no Parque Nacional do Monte Pascoal
Índios decidem fechar o portão do parque, sobreposto à Terra Indígena Pataxó, localizada no sul da Bahia, e fazer vigia noturna para vetar a saída de madeira explorada ilegalmente →
Cara Duda, não há entrada e nem saída de caminhão de madereiros do Parque. Já conversamos sobre isso e já te disse como a madeira sai. Você sabe. No mais, não tem ocorrido vigílias noturnas. Quem fica no portão são os vigilantes do ICMBio. A vigília teve um dia simbólico, dia 21/03. No mais, alguns poucos dias houve vigília. Cássia Saretta – chefe do Parque Nacional é Histórico do Monte Pascoal.