Tam, o último rinoceronte-de-sumatra (Dicerorhinus sumatrensis) macho da Malásia, faleceu ontem (27) no Santuário de Rinocerontes de Bornéu, localizada em Sabah, na Malásia. O animal tinha mais de 30 anos de idade e morreu de falência múltipla dos órgãos. Agora, só resta um rinoceronte fêmea no país. A morte de Tam deixa a espécie mais próxima da extinção.
O animal vivia no Santuário de Rinocerontes de Bornéu desde 2008, quando foi visto vagando por uma plantação de óleo de palma. No país, só restou a fêmea Iman, que vive há 5 anos no mesmo Santuário de Rinocerontes. Segundo estimativas, existem entre 30 a 80 rinocerontes-de-sumatra no mundo.
Os rinocerontes-de-sumatra são as menores espécies de rinocerontes do mundo, chegando a medir cerca de um metro e noventa de altura e são os únicos rinocerontes asiáticos com dois chifres.
O Dicerorhinus sumatrensis está classificado como Criticamente em Perigo, na a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas (em inglês, IUCN Red List ou Red Data List). A esperança para os conservacionistas está no uso da fertilização in vitro e na reprodução em cativeiro. Iman, por exemplo, não pode mais engravidar, mas ainda é capaz de produzir óvulos.
Leia Também
Leia também
Entenda a classificação da Lista Vermelha da IUCN
Ela classifica o status de conservação das espécies. Na sua última versão, catalogou 63.837 espécies em 9 categorias de risco →
O desaparecimento do Rinoceronte-de-java
Ele é o rinoceronte mais raro, menos conhecido e mais ameaçado do mundo. Com cerca de 60 animais, a população está em declínio. →
Da extinção dos rinocerontes
Enfraquecimento de medidas repressivas e corrupção elevam ameaças a populações exíguas no Zimbábue e África do Sul. Tudo alimentado por "tradições". →
Matéria confusa. Diz que morreu o último macho e só tem uma fêmea no país. Mas "Segundo estimativas, existem entre 30 a 80 rinocerontes-de-sumatra no mundo." Então não está extinto.
Matéria confusa. Diz que morreu o último macho e só tem uma fêmea no país. Mas "Segundo estimativas, existem entre 30 a 80 rinocerontes-de-sumatra no mundo." Então não está extinto.
Será que é permitido colher material genético deste espécime, para , quando puder cloná-lo, trazendo-o à vida novamente???