A organização paraense Ampla Amazônia lançará, no dia 10 de abril, o I Prêmio Ampla de Jornalismo. Com o tema “Desenvolvimento Regional Amazônico – Práticas e Soluções” , o projeto é voltado para reportagens especiais de todo o país sobre a Amazônia, além de pautas que abordam a inovação e tecnologia na região. Jornalistas de todo Brasil poderão se inscrever.
As categorias de premiação são divididas em nacional, regional e online e os valores de cada uma serão divulgados em abril, no lançamento do prêmio. Já a cerimônia de premiação, prevista para 6 de novembro, terá a participação da jornalista Cristiane Pelajo e será realizada no restaurante Manjar das Garças, um dos pontos mais tradicionais da capital paraense. O curador do prêmio será o jornalista, escritor e roteirista pernambucano Klester Cavalcanti. Klester foi três vezes vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura.
Segundo Giussepp Mendes, um dos fundadores da plataforma Ampla Amazônia, a premiação é uma oportunidade de reconhecer o trabalho incansável dos comunicadores, que se dedicam a promover a riqueza e diversidade da Amazônia. “Estamos ansiosos para receber inscrições de profissionais comprometidos com a missão de destacar as práticas e soluções que impulsionam o desenvolvimento regional”, disse.
Além dos jurados da Ampla Amazônia, o prêmio ainda contará com representantes de instituições de peso na região, como a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Associação Comercial do Pará (ACP) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA). São patrocinadores do evento os escritórios Pinheiro & Mendes Advogados e Fonseca Brasil.
*Correção: Ao contrário do que afirmamos antes, a jornalista que participará da premiação não será Sonia Bridi, mas sim Cristiane Pelajo.
Leia também
Com um total de R$ 80 mil para os vencedores, Prêmio MapBiomas chega à 6ª edição
Além do dinheiro, os oito trabalhos premiados ganharão bolsas em cursos e assinaturas de uma revista de ciência. As inscrições estão abertas até 15 de abril →
15 anos de pesquisa em Jornalismo Ambiental
Grupo de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) destaca desafios e avanços da área →
E-book lançado no COP 28 apresenta soluções para tornar as cidades mais azuis
Elaborada pela Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica, publicação busca nortear as cidades no caminho da sustentabilidade relacionada ao oceano →
O título usa “paranaense” onde deveria ser “paraense”.