O presidente do ICMBio, o coronel da PM Homero de Giorge Cerqueira, nomeou nesta segunda-feira (15) o comerciante Dalmes Dutra Cardoso Junior, conhecido como ‘Juninho do artesanato’, para chefiar o Parque Nacional de Caparaó, unidade de conservação entre Minas Gerais e Espírito Santo conhecida por abrigar o terceiro ponto mais alto do país, o Pico da Bandeira. A unidade é uma dos ícones do montanhismo brasileiro.
Juninho do Artesanato é filiado do DEM e foi candidato à vice-prefeito nas eleições de 2016, mas não foi eleito. Ele ficará no lugar do analista ambiental Cristhophe Saldanha Balmant, que estava há 3 meses no cargo.
Tesouro do montanhismo
A serra do Caparaó, onde fica o parque, é uma espécie de prolongamento da Serra da Mantiqueira. No século dezenove, Dom Pedro II mandou cravar uma bandeira ali, pensando se tratar do local mais alto do país. Em 1961 a área virou parque nacional. Além do Pico da Bandeira, com seus 2.892 metros de altitude, a unidade possui cinco dos dez picos mais altos de todo o território nacional, como o Pico 2 ou Pico do Cruzeiro, com 2.852 metros, o Pico do Calçado com 2.849 metros, o Pico do Calçado Mirim com 2.818 metros e o Pico do Cristal, com 2.770 metros.
Leia Também
Produtora de arroz e soja chefiará o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, no RS
Bolsonaro conversa com governadores sobre revisar unidades de conservação
Leia também
Bolsonaro conversa com governadores sobre revisar unidades de conservação
Presidente afirmou nesta quinta-feira (11) que vem dialogando no sentido de criar uma base para extinguir áreas protegidas criadas no passado →
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses terá PM como chefe
O coronel Homero de Giorge Cerqueira iniciou as nomeações de policiais militares para o comando dos parques e reservas. Em Santa Catarina, militar assumirá coordenação regional →
Produtora de arroz e soja chefiará o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, no RS
Maíra Santos de Souza tem 25 anos e carrega no currículo a experiência de trabalhar na fazenda da família, próxima da unidade de conservação →
Tive o prazer de estudar com ele na faculdade, concluímos o curso em Gestão Ambiental juntos, posso afirmar com toda certeza que foi um dos melhores alunos, sempre preocupado com as causas ambientais, sobretudo, com a região do Caparaó. Parabéns! Juninho do artesanato, o senhor é merecedor do cargo que conquistou.
Dalmes tem formação superior no curso de Gestão Ambiental, tem capacidade e competência para atuar como chefe do Parque Nacional do Caparaó. É trabalhador, batalhador e morador da região. Se a escolha foi política não sei nem quero saber, só posso dizer que será um bom gestor.
Começa a surgir um padrão. Talvez os cargos do ICMBio tenham entrado na cota da "velha política".
Tirar a prezada da frente…
Tem que ser gente diferente…
Chega de pt…
Doença.
Agora só falta privatizar o Parque é liberar o desmatamento. Parabéns aos envolvidos.
Um dos últimos pregos no caixão do Instituto do Chico…glória a Deusxx!!
#vasco
Na subida pelo lado capixaba você passa por todos esses pontos citados até o cume verdadeiro a quase 3000m.s.n.m. Um lugar que todo brasileiro deveria ir uma vez na vida.
Pico 2 ou Pico do Cruzeiro, Pico do Calçado e Pico do Calçado Mirim não são cumes reais, são apenas algumas protuberâncias que fazem parte do Pico da Bandeira. Para ver quais realmente são picos no Caparaó consulte o anuário estatístico do IBGE que pode ser baixado diretamente no site do IBGE.
??? O post é só para o assassinato de reputações?
Não seria melhor uma entrevista com o próprio comerciante e politico derrotado nas eleições?
Porque um membro da comunidade local foi alçado a este posto?
Quais as demandas da comunidade local que deram visibilidade e importância politica para que o comerciante fosse nomeado?
Ele vai trabalhar sozinho? O corpo técnico foi demitido e será substituído por feirantes, sapateiros, guias locais ou permanece?
Aguardando jornalismo de qualidade.