Feita por ((o))eco em parceria com o portal Vós, a reportagem sobre o gato-palheiro-do-pampa, um dos felinos mais ameaçados do mundo, foi reconhecida com o 1º lugar na categoria áudio pelo 65º Prêmio Ari Banrisul de Jornalismo. O anúncio dos vencedores foi feito nesta terça-feira (19), durante a cerimônia, realizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O troféu é um dos mais tradicionais na imprensa gaúcha.
A reportagem, publicada em agosto deste ano, apresenta o gato-palheiro-do-pampa, espécie que vive exclusivamente nos campos nativos do Pampa e os esforços para garantir o futuro da espécie, que possui menos de 50 indivíduos na natureza.
A reportagem foi produzida de forma multimídia e em parceria. Além do texto, assinado pela repórter de ((o))eco, Duda Menegassi, também foi publicado um episódio de podcast, produzido por Geórgia Santos, do Vós, portal de jornalismo do Rio Grande do Sul.
O prêmio é dado pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), uma das mais antigas entidades representativas da imprensa no Brasil.
Leia (e escute) a reportagem vencedora: O gato fantasma do Pampa: o felino mais ameaçado do mundo
Leia também
O gato fantasma do Pampa: o felino mais ameaçado do mundo
Pesquisadores tentam monitorar o raro e ameaçado gato-palheiro-dos-pampas e construir estratégias para salvá-lo da extinção. Restam menos de 50 indivíduos na natureza →
Reportagem de ((o))eco em parceria com Vós ganha prêmio no Sul
Matéria sobre o gato-palheiro-do-pampa fica em 1º lugar na categoria Webjornalismo do Prêmio Sema-Fepam de Jornalismo Ambiental 2023, no Rio Grande do Sul →
Associação O Eco ganha Prêmio Muriqui da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica
Premiação homenageia ações ambientais no Brasil e reconhece o trabalho de ((o))eco em divulgar pesquisa, projetos de conservação e ajudar a dar visibilidade à causa ambiental →
Muito boa reportagem. Eu sou suspeita, pois amo felinos. E faço tudo para ajudar a preservá-los, principalmente os silvestres e selvagens brasileiros e tb. do mundo. Parabéns!! Abraços.