O economista Sergio Besserman Vianna comandará o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, última autarquia ligada ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima a ter o nome da presidência escolhida. A nomeação ocorreu nesta quinta-feira (03), no Diário Oficial da União.
É a segunda vez que Besserman ocupa o posto – ele presidiu o JBRJ entre 2016 a 2020. O economista possui ampla carreira no setor público, principalmente nos bancos estatais. Em 1987, ele ingressou no BNDES e chegou a assumir a Diretoria de Planejamento do banco entre 1996 e 1999. Presidiu o IBGE de 1999 a 2003 e o Instituto Pereira Passos de 2005 a 2008 e de 2015 a 2016. Comandou o Grupo de Trabalho da cidade para a Rio + 20 e, em 2014, fez o assessoramento do prefeito Eduardo Paes no exercício da Presidência do C40.
Atualmente Besserman é professor do Departamento de Economia da PUC-RJ e integra conselhos de diversas organizações não governamentais, entre as quais a Conservation International, o WWF, a Fundação Roberto Marinho, o FUNBIO, a Sustainable Development Solutions Network Brasil, Um só Planeta, bem como o comitê científico do Museu do Amanhã e o Conselho Consultivo do Censo Demográfico do IBGE.
Leia também
Borboletas e formigas: um ensaio sobre jardins e ciclos
A vida em comunidade envolve relações de cuidado, mas também conflitos, riscos e ambiguidades. A cooperação é fundamental, mas não significa harmonia perfeita. E, essa lógica não é exclusiva para o mundo dos insetos →
A esperada queda da SELIC e o maior ativo do século XXI
Nos territórios, onde as veias seguem abertas e pulsam o sangue e a alma das cidades e de seus habitantes, milhares de pessoas sofrem os efeitos das decisões sobre investimentos →
Funbio lança chamada para expansão de unidades de conservação municipais
Entidade convida instituições a apresentarem projetos para Unidades de Conservação (UCs) nos biomas Caatinga, Pampa e Pantanal; inscrições vão até 30 de março →




