Três trilhas cênicas nacionais dos Estados Unidos ganharam o status de parque nacional. Com isso, passam a ser reconhecidas como unidades do Sistema Nacional de Parques americano e ter maior relevância enquanto áreas de conservação e lazer. As trilhas de longo curso recém-promovida foram The Ice Age (Idade do Gelo), com cerca de 1.900 quilômetros de extensão que cruzam o estado de Wisconsin; The New England (Nova Inglaterra), que conecta Connecticut e Massachusetts num caminho de quase 400 quilômetros; e The North Country (Norte do País), ainda em estágio de implementação, que deverá ter mais de 7 mil quilômetros em rota pela região dos lagos, no nordeste do país.
“O novo status das trilhas cênicas nacionais da Ice Age, da New England e North Country aumentará a conscientização pública e o uso desses caminhos incríveis”, afirma o diretor do Serviço de Parques Nacionais, Chuck Sams. “Suas mais de 5.500 milhas [o equivalente a mais de 8.800 quilômetros] viajam por partes de 10 estados e centenas de comunidades, de grandes cidades a vilas rurais, proporcionando inúmeras oportunidades perto de casa para as pessoas acessarem facilmente espaços verdes e aproveitarem os benefícios da recreação ao ar livre”, completa.
O status reconhece o papel das trilhas como corredores de valor não apenas cênico, mas natural e histórico. Os percursos contemplam lagos, cachoeiras, praias, montanhas, florestas e construções históricas.
Com a inclusão das três trilhas cênicas, os Estados Unidos contam agora com um total de 428 unidades reconhecidas pelo Sistema Nacional de Parques, que vão desde os próprios parques nacionais até monumentos nacionais, sítios históricos e, claro, trilhas, num total de 25 diferentes categorias. Somados, estas unidades cobrem mais de 34 milhões de hectares em 50 estados americanos.
Outras três trilhas cênicas já haviam sido reconhecidas dentro do Sistema Nacional de Parques: a Appalachian, Natchez Trace e Potomac Heritage. Além dessas seis, o país possui mais cinco trilhas cênicas, administradas pelo Serviço Florestal americano.
Leia também
Trilhas que avançam em passos largos: o 2º Congresso Brasileiro de Trilhas
O 2º Congresso Brasileiro de Trilhas, em Niterói, marca momento de expansão e amadurecimento dos caminhos que conectam o país. Financiamento ainda é maior desafio →
Trilhas do Sendero do Chile e Huella Andina: copo meio cheio
Ao visitar a Huella Andina, deparei com uma trilha parcialmente implementada e com um pessoal de campo padecendo de baixa autoestima. A avaliação dos próprios argentinos não coincidem com as minhas →
Rede Brasileira de Trilhas vence prêmio internacional nos EUA
Organização brasileira é escolhida vencedora da categoria internacional do prêmio Advancing Trails, entregue pela maior organização de trilhas do mundo →