Salada Verde

UTE São Paulo: Ibama nega licença prévia para a maior termelétrica a gás fóssil do país

Órgão ambiental arquivou processo de licenciamento após verificar falhas no Estudo de Impacto Ambiental apresentado; Usina estava projetada para ser construída em Caçapava (SP)

Redação ((o))eco ·
23 de janeiro de 2026
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O Ibama negou a licença prévia e arquivou o processo de licenciamento da Usina Termelétrica (UTE) São Paulo. Projetada para ser construída em Caçapava, no Vale da Paraíba, ela seria a maior termelétrica a gás fóssil do país. Segundo o órgão ambiental, houve falhas na apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e a empresa responsável pelo projeto não conseguiu apresentar a viabilidade ambiental do empreendimento.

Com investimentos na ordem de 5 bilhões, o projeto da termelétrica pertence a Natural Energia e seria construído em um terreno de cerca de 25 hectares na margem da rodovia Vito Ardito (SP-62), no limite de Caçapava com Taubaté. Segundo o Ministério Público Federal, a UTE São Paulo teria a capacidade para a geração de 1,74 GW, volume superior ao de qualquer unidade desse gênero em funcionamento na América Latina, e queimaria cerca de 6 milhões de metros cúbicos por ano de gás natural. 

“A energia será produzida a partir da queima de gás natural, com elevado potencial de impacto sobre o Vale do Paraíba. Além de causar danos climáticos e atmosféricos pelo uso de combustíveis fósseis, termelétricas necessitam de grande quantidade de água nas operações, o que ameaça as fontes de abastecimento da população nas regiões onde estão instaladas”, destacou o MPF, na ação civil pública contra o licenciamento da UTE, feito em 2024.

O processo de licenciamento ambiental do empreendimento começou em 2022. Em 2024, a justiça chegou a suspender a audiência pública da usina termelétrica. A sociedade civil protestou várias vezes, tremendo os impactos na saúde e no meio ambiente no Vale do Paraíba. 

Leia também

Reportagens
1 de fevereiro de 2024

Justiça suspende audiência pública e licenciamento de usina termelétrica em Caçapava (SP)

Maior termelétrica em construção no Brasil, empreendimento enfrenta rejeição da sociedade civil e de ambientalistas, que temem pelos altos impactos na natureza e na saúde no Vale do Paraíba

Notícias
27 de maio de 2022

São Paulo registra duas décadas de poluição do ar acima do recomendado pela OMS

Em alguns pontos da cidade, concentração de poluentes foi quatro vezes maior do que o indicado, mostra estudo. Poluição mata 7 milhões de pessoas por ano no mundo

Colunas
19 de fevereiro de 2024

A “cupinização” do licenciamento ambiental paulista

O sistema ambiental paulista vem criando barreiras ao controle social, instalando um atoleiro que impede decisões pró-sociedade e pró-sustentabilidade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.