Vídeos

Pantanal não tem lavouras, mas veneno da soja chega pelos rios e ameaça bioma

Marcio Isensee e Sá ·
26 de maio de 2021 · 2 anos atrás

A demanda internacional por soja levou a produção brasileira a saltar de 30 milhões de toneladas por ano em 2000 para 125 milhões hoje. A maior parte dos agrotóxicos consumidos no Brasil são utilizados nesta cultura.

A agricultura está concentrada no estado do Mato Grosso, onde suprimiu o bioma Cerrado e agora está se espalhando no Pantanal.

Maior planície inundável do planeta, o Pantanal está ocupado em apenas 0,01% pela agricultura de commodities, mas seu ecossistema está sendo ameaçado por um efeito colateral invisível e pouco estudado da agricultura de soja: a contaminação por agrotóxicos transportados rio abaixo.

Os cientistas provaram que os cursos d’água estão contaminados e assoreados, e que os peixes são escassos em certos locais.

  • Marcio Isensee e Sá

    Marcio Isensee e Sá é fotógrafo e videomaker. Seu trabalho foca principalmente na cobertura de questões ambientais no Brasil.

Leia também

Salada Verde
8 de fevereiro de 2023

Pesquisa irá avaliar riscos da poluição por plásticos e microplásticos no Pantanal

Contemplado no Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil, projeto vai estudar impactos dos materiais para a biodiversidade e saúde humana no bioma

Reportagens
8 de fevereiro de 2023

Os sem floresta: a perda de habitat que ameaça os macacos brasileiros

Levantamento mapeia a perda de habitat para 190 espécies de mamíferos terrestres brasileiros e alerta para situação dos primatas e suas florestas cada vez menores

Notícias
8 de fevereiro de 2023

Entidades e partidos políticos reivindicam participação no acordo Mercosul-UE

Texto do documento, assinado na gestão Bolsonaro, é desconhecido da sociedade civil. Organizações alertam para impactos ambientais da proposta

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta