Vídeos

Pantanal não tem lavouras, mas veneno da soja chega pelos rios e ameaça bioma

Marcio Isensee e Sá ·
26 de maio de 2021 · 1 anos atrás

A demanda internacional por soja levou a produção brasileira a saltar de 30 milhões de toneladas por ano em 2000 para 125 milhões hoje. A maior parte dos agrotóxicos consumidos no Brasil são utilizados nesta cultura.

A agricultura está concentrada no estado do Mato Grosso, onde suprimiu o bioma Cerrado e agora está se espalhando no Pantanal.

Maior planície inundável do planeta, o Pantanal está ocupado em apenas 0,01% pela agricultura de commodities, mas seu ecossistema está sendo ameaçado por um efeito colateral invisível e pouco estudado da agricultura de soja: a contaminação por agrotóxicos transportados rio abaixo.

Os cientistas provaram que os cursos d’água estão contaminados e assoreados, e que os peixes são escassos em certos locais.

  • Marcio Isensee e Sá

    Marcio Isensee e Sá é fotógrafo e videomaker. Seu trabalho foca principalmente na cobertura de questões ambientais no Brasil.

Leia também

Salada Verde
1 de outubro de 2022

Pense no futuro da Amazônia e do planeta, vote pelo meio ambiente

Vá às urnas e vote VERDE. Vote por candidaturas que tenham real compromisso com a agenda ambiental

Notícias
30 de setembro de 2022

Queimadas na Amazônia em setembro atingem o pior número dos últimos 12 anos

No mês, foram computados quase 41 mil focos, número 143% maior do que setembro de 2021. Problema não é tratado nos Planos de Governo de presidenciáveis

Reportagens
30 de setembro de 2022

Mentiras que elegem: discurso verde esconde candidatos e financiadores  que “passam a boiada” na Amazônia Legal

Conheça os políticos e seus 240 financiadores de campanha multados no Ibama por destruir a floresta e favorecer o avanço da pecuária ilegal

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta