Salada Verde

Pressão do agronegócio impossibilita recenseamento do IBGE em Mato Grosso

Situação foi revelada pela coluna de Míriam Leitão, em O Globo. Em ranking divulgado pelo Instituto nesta terça, estado ocupa último lugar no ranking de recenseamento

Michael Esquer ·
6 de dezembro de 2022 · 1 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está enfrentando dificuldades para recensear o estado de Mato Grosso por conta da pressão do agronegócio. A situação foi revelada pela coluna da jornalista Míriam Leitão, em O Globo. De acordo com a publicação, até agora, apenas 40% da população estimada do território mato-grossense foi recenseada.

A coluna relata que o instituto tem encontrado dificuldades até mesmo para contratar recenseadores. A informação encontrada pelo IBGE ao tentar entender a situação é que fazendeiros estão impedindo o processo, revela a coluna. Segundo a jornalista, o problema ocorre em Sinop, Sorriso e Cáceres. Ainda segundo uma pessoa ouvida pela coluna na comissão do censo, as pessoas estão com medo de retaliação. 

“Especialistas do instituto me dizem que, por exemplo, chega-se em cidades que querem contratar recenseadores, soltam edital, e as pessoas mais influentes da cidade e, muitas vezes, o próprio prefeito diz ‘aqui não vai ter censo’. Isso é uma reação ideológica causada pelo bolsonarismo”, diz trecho da coluna publicada nesta segunda-feira (5). 

Nesta terça-feira (6), o Instituto divulgou balanço sobre o censo no País. No ranking do IBGE, Mato Grosso aparece em último lugar com apenas 65,9% da população estimada recenseada.

((o))eco entrou em contato com o IBGE nesta segunda-feira (5) para questionar a ciência sobre a situação que envolve o recenseamento em Mato Grosso, assim como para saber se a dificuldade revelada pela coluna de O Globo compromete o censo no estado. Até esta terça-feira (6), porém, o Instituto ainda não tinha se manifestado e nem informado se planejava tomar alguma medida sobre o tema.

  • Michael Esquer

    Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com passagem pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas, na Colômbia, tem interesse na temática socioambiental e direitos humanos

Leia também

Notícias
18 de abril de 2024

PSOL pede inconstitucionalidade de lei que fragiliza o licenciamento ambiental no ES

Para o partido, as mudanças no licenciamento estadual não estão previstas na legislação federal e prejudicam o meio ambiente; lei tirou espaço da sociedade civil nos processos

Notícias
18 de abril de 2024

‘A Suzano está acima do governo federal, estadual e municipais da Bahia?’

Quilombolas denunciam novamente obras irregulares em seu território. MPF exige suspensão das licenças emitidas pelo Inema e Prefeitura de Nova Viçosa e respeito à OIT 169

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.