O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, tornará sem efeito a nomeação de Neuvaldo David Oliveira (PR-BA) para o cargo de superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na Bahia. O ministro voltou atrás após a repercussão do caso. Político e ex-prefeito do município de Caravelas, Oliveira foi multado pelo órgão ambiental por instalar uma rede de abastecimento de energia elétrica em uma área de preservação permanente.
A nomeação de Neuvaldo foi publicada no dia 18 de julho pelo ministro de Meio Ambiente Interino, Marcelo Cruz. Ele substituiu o analista ambiental Célio Costa Pinto, que é especialista em Planejamento e Gestão Ambiental e servidor de carreira do órgão.
A Associação Nacional dos Servidores do Ibama (Ascema-BA) divulgou nota no dia seguinte da nomeação criticando o loteamento político dos cargos de chefia. Na sexta, o Ministério Público Federal na Bahia recomendou que a nomeação fosse tornada sem efeito, pois “uma vez empossado no cargo de superintendente do Ibama, Oliveira pode vir a influenciar em atos de gestão que lhe beneficiem diretamente, o que configuraria situação de conflito de interesse”.
Um novo nome será indicado ao cargo.
Leia Também
Servidores do Ibama se mobilizam contra o loteamento político no órgão
MPF entra na briga contra nomeação do novo superintendente do Ibama na Bahia
Servidores do Ibama protestam contra novo superintendente do órgão no Rio
Leia também
Servidores do Ibama protestam contra novo superintendente do órgão no Rio
Grupo contesta indicação política do advogado Zilto Bernardi Freitas e pede nomeação de funcionário de carreira para o cargo. →
MPF entra na briga contra nomeação do novo superintendente do Ibama na Bahia
Político sem experiência na área ambiental, Neuvaldo David Oliveira é réu em quatro ações de improbidade e já foi multado pelo órgão ambiental. →
Servidores do Ibama se mobilizam contra o loteamento político no órgão
Associação dos servidores chama de retrocesso as nomeações recentes de políticos para cargos de superintendentes, sem experiência na área ambiental. →
Engraçado. Aqui mesmo no Eco, funcionários do Ibama fizeram um escarcéu no RJ contra a nomeação do tal Zilto para Superintendente. Agora esse governo tira o cara, e ninguém fala nada? Não deviam estar agradecendo ao atual governo por ter tirado o cara?
E aê Sr Ministro: vai manter o ICMBIO desse jeito que tá?? Só vejo mudanças no IBAMA, o ICMBIo voltou tudo como era antes, bem antes
Jurassic Park meu caro, o bom filho sempre volta pra mamar mais um pouco na "teta" da mamãe… por falar nisso, vai um projetinho aí com dinheiro dos gringos ?!
Mais um tiro no pé… desse jeito meio ambiente vira xakota !!
Ah, e quando o Lulah axincalhou os bagres e as pererecas do Ibama não era "xacota"???
Sim, mas o que tem haver o Lula…??!! Governos do PT foram péssimos pro meio ambiente, assim como esta volta do Sarney Filho e sua trupe de Dinossauros arcaicos… ao final nada de novo e o buraco cada vez mais fundo… Mas, deve ser culpa do Lula…
Tá, o da Bahia sai, porque foi muito descarado, mas e os demais que também foram nomeados por motivos políticos, sem qualquer competência para isso? Algo vai mudar?
NOOOOSSSA! Políticos fazendo coisas por motivos políticos!!! Onde já se viu? Nunca na historia desse pais…
Corrigiu seu erro, igualzin o Petê…#sqn!!