O aumento da disponibilidade e da facilidade em organizar números, documentos e imagens fez florescer o chamado jornalismo de dados. ((o))eco lida com assuntos que caem como uma luva nesse tipo de investigação, como, por exemplo, desmatamento ou o crescimento de populações. O repórter Daniel Santini chamou a si a tarefa de criar nossa área de dados. Dentro dela, em vez do declaratório de autoridades e especialistas, o leitor encontra ferramentas visuais que transformam números frios em formas e cores que procuram tornar a análise uma tarefa intuitiva. Abaixo, o melhor deste trabalho.
Após 25 anos sem Chico Mendes, Acre troca borracha por boi
Pecuária e extração de madeira disparam e Estado se afasta cada vez mais do modelo de desenvolvimento sustentável sonhado pelo sindicalista.
Novos contaminantes afetam água que abastece capitais
Com base em estudo inédito, cientistas alertam para alta concentração de substâncias que podem causar danos à saúde e afetar reprodução.
Dinheiro público financia avanço da pecuária na Amazônia
Setor é o que mais recebeu recursos do Banco da Amazônia em 2012. Aumento dos rebanhos está diretamente relacionado ao desmatamento na região.
Expansão do dendê na Amazônia preocupa ambientalistas
Só no nordeste do Pará expectativa é de que produção mais do que dobre em 7 anos. Quantidade de veneno utilizada em novos plantios é alta.
Remoção de rodovias urbanas é tendência ecológica mundial
Preocupados com meio ambiente, cidades de todo mundo têm substituído pistas de alta velocidade por parques e sistemas de transporte coletivo.
As capitais brasileiras que mais cresceram no último século
Crescimento urbano acelerado é uma das questões que mais preocupa ambientalistas em todo o mundo. Confira a evolução de população no Brasil.
Maioria dos municípios da Amazônia tem IDHM baixo ou médio
Levantamento aponta que apenas 78 dos 772 municípios localizados na Amazônia Legal têm Índice de Desenvolvimento Humano considerado alto.
Só 35,2% das cidades brasileiras contam com rede de esgoto
Sem sistema adequado de coleta na maioria dos municípios, 37,5% do esgoto do país é despejado na natureza sem nenhuma forma de tratamento.
Satélites ajudam a visualizar impactos da Ponte do Rio Negro
Dois anos depois de inaugurada, pontos de desmatamento se multiplicam em Iranduba, município ligado à Manaus por ponte que custou um bilhão.
Visitação em UCs triplica em 5 anos, mas segue concentrada
Dados do ICMBio mostram que quase metade dos 5,6 mi de pessoas que visitaram as UCs em 2012 estiveram no Parque Nacional da Tijuca, no Rio.
Leia também
Alteração de limites do Parque Nacional de Itajaí vira lei
Com a mudança, parque catarinense perde 2 hectares para construção de barragem de contenção de cheias no rio Itajaí-Mirim e incorpora outros 319 hectares à área protegida →
Como avaliar a poluição nos nossos rios? A lontra neotropical é uma das respostas
Organismos predadores podem ser altamente eficazes como sentinelas no biomonitoramento ambiental, pois têm a capacidade de bioacumular e biomagnificar determinadas substâncias →
Podcast: Manguezais sofrem com a exploração desenfreada de recursos
No litoral cearense, a preservação do ecossistema e de modos de vida tradicionais é ameaçada por interesses econômicos →