Notícias

O melhor de ((o))eco em 2013: Notícias (parte 1)

Entre a esperança para a ararinha azul e o desfecho trágico de uma operação de retirada de posseiros, relembre as principais notícias do ano.

Redação ((o))eco ·
29 de dezembro de 2013 · 10 anos atrás

Em fevereiro, duas ararinhas azuis (Cyanopsitta spixii) criadas em cativeiro chegaram ao Brasil. Foi o começo da difícil tentativa de reintroduzir essa espécie na natureza. Em março foi publicado um estudo que mostrou a utilidade das áreas protegidas em reduzir o desmatamento na Amazônia. Em maio, o governo aprovou uma medida que gerou controvérsia: pessoas flagradas com posse ilegal de animais silvestres podem continuar a guardá-los. Em agosto, a Costa Rica resolveu fechar seus dois zoológicos públicos e transferir 348 animais para centros de resgate ou devolvê-los à natureza. No mesmo mês, o governo da cidade do Rio de Janeiro começou a multar pessoas que jogam lixo na rua. Em setembro, um deputado do PP de Pernambuco apresentou um projeto de lei que tira do IBAMA o licenciamento ambiental de obras de infraestrutura, como hidrelétricas. Em novembro, em Rondônia, uma operação para retirar invasores da Floresta Nacional de Bom Futuro teve um desfecho trágico: a morte por tiro de um policial da Força Nacional.

 

O longo regresso da ararinha-azul ao Brasil

Chegada de fêmeas da Alemanha é passo importante para aumentar a população das aves e criar condições para a reintrodução na natureza.

Autorizada a caça de javali-europeu em território brasileiro

Após 2 anos e meio de proibição, Ibama volta atrás e regulamenta caça da espécie exótica, considerada uma praga à biodiversidade do país.

Estudo reforça: áreas protegidas protegem de verdade

Contra os mitos, pesquisadores revelam papel positivo das Terras Indígenas e das Unidades de Conservação Integrais para a conservação.

Pessoas físicas poderão cuidar de animais silvestres

Mas o Ibama continuará sendo o órgão prioritário para a estadia dos animais apreendidos. Resolução entrará em vigor até o começo de 2014.

Morre turista atacada por tubarão em praia do Recife

Vítima estava na praia de Boa Viagem, na capital. Esse é o segundo ataque no ano e a 24ª morte desde 1992, quando começaram as contagens.

Costa Rica fecha os únicos dois zoológicos estatais

Animais serão transferidos para centros de resgate. Porém, a maioria continuará enjaulada, por não terem condições de sobreviverem sozinhos.

Rio de Janeiro: entra em vigor lei que multa quem joga lixo nas ruas

Medida da Prefeitura do Rio começou a valer hoje. Cerca de 100 pessoas foram multadas no Centro. Multas variam de 157 a 3 mil reais.

Manifestantes ocupam BR-163 e exigem diminuição de Floresta

Exigência é para parar com as ações de fiscalização na Floresta Nacional de Jamanxim. Prefeito teve reunião com autoridades da área ambiental.

Projeto retira do Ibama o licenciamento do setor elétrico

Projeto de Lei cria conselho que decidirá, em última instância, a liberação de empreendimentos considerados estratégicos ao Brasil.

Bom Futuro: morte de policial mostra precariedade da Flona

Invasores desrespeitam lei e matam policial da Força Nacional durante ação de reintegração da floresta que já perdeu 65% da área original.

 

 

 

Leia também

Salada Verde
22 de abril de 2024

Livro destaca iniciativas socioambientais na Mata Atlântica de São Paulo

A publicação traz resultados do Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo, voltados para compatibilização de práticas agropecuárias com a conservação da natureza

Salada Verde
22 de abril de 2024

Barcarena (PA) é o primeiro município a trabalhar a cultura oceânica em 100% da rede pública de ensino

Programa Escola Azul incentiva instituições de ensino de todo o país a integrar a rede e implementar cultura oceânica nas escolas. Mais de 290 escolas de todo o Brasil participam do projeto

Reportagens
22 de abril de 2024

Um macaco sem floresta na capital do Amazonas

Símbolo de Manaus, o sauim-de-coleira corre risco de desaparecer da cidade amazônica, ameaçado pelo avanço da urbanização desordenada

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.