Notícias

O melhor de ((o))eco em 2013: Notícias (parte 2)

Depois de 5 anos de quedas o desmatamento da Amazônia aumentou e a bola da vez da flexibilização ambiental foi o Parque Nacional do Iguaçu.

Redação ((o))eco ·
30 de dezembro de 2013 · 8 anos atrás

O Parque Nacional do Iguaçu sofreu dois ataques em 2013: avançou o projeto para reabrir a Estrada do Colono, que corta o parque, e os empresários e políticos de Iguaçu pressionaram o ministério do Meio Ambiente para voltar a permitir o tráfego de carros, vans, táxis e ônibus privados na estrada que leva às Cataratas do Iguaçu. Os sinais já vinham aparecendo nos alertas baseados em imagens de satélite do INPE e do Imazon e a medição consolidada os comprovou: a pior notícia do fim do ano foi o aumento de 28% no desmatamento na Amazônia, após 5 anos seguidos de queda. A ministra Izabella Teixeira bufou na coletiva de imprensa, mas teve que admitir o retrocesso, durante a Conferência das Partes do Clima (COP 19).

 

Avança projeto de lei que quer reabrir estrada do colono

Relator pediu aprovação da proposta de lei da Câmara que muda lei do Snuc e recria a estrada que corta o Parque Nacional do Iguaçu ao meio.

Operação Onda Verde varre a Amazônia atrás do desmatamento

Com ajuda de helicópteros, imagens de precisão, informática e veículos pesados, Ibama aumenta autuações em operação para durar ano inteiro.

Criação do Parque Nacional Serra do Gandarela em perigo

Entidade ambientalista alerta para o risco de a mineração invadir uma das últimas grandes reservas naturais intactas de Minas Gerais.

Aneel favorece Santo Antônio na disputa por mais Megawatts

Agência aprovou ampliação da capacidade de produção de energia da usina, que terá que ceder parte da energia para a vizinha Jirau.

Tribunal de Contas aponta falhas na gestão de UCs no Amazonas

Relatório do Tribunal de Contas do Estado aponta baixíssimo investimento entre 31 falhas na gestão de Unidades de Conservação do Amazonas.

Balança do ouro pesa contra a floresta em Madre de Dios

Elevação do preço do metal após crise econômica de 2008 fez crescer mineração ilegal na Amazônia Peruana. Desmatamento triplicou na região.

Projeto facilita registro de novos agrotóxicos

Projeto de lei do senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) quer fixar prazo máximo de 180 dias para os órgãos concluírem processo de registro.

Zangada, ministra anuncia aumento de 28% no desmatamento

Izabella Teixeira relevou essa tarde que a Amazônia perdeu 5,8 mil km de floresta, quebrando uma série de 5 quedas consecutivas desde 2008.

Brasil defenderá consultas internas em cada país na COP19

Metas de redução seriam discutidas e aprovadas por cada país. Para o Itamaraty, os pactos nacionais darão suporte para um pacto global.

Iguaçu pode mudar Plano de Manejo para permitir carros

Plano atual proíbe veículos como carros e ônibus de turismo privados na estrada que leva às cataratas. Prejudicados apelaram ao governo.

 

 

 

Leia também

Reportagens
27 de outubro de 2021

Estados da Amazônia não estão preparados para eventos climáticos extremos, mostra estudo

Nenhum dos nove estados possui sistema de alertas ou planos de contingência para lidar com inundações, secas, incêndios ou ondas de calor

Análises
27 de outubro de 2021

Um olhar sobre 36 anos da Mata Atlântica – o que aconteceu entre 1985 e 2020 e para onde vamos

O bioma mais impactado pela presença humana ao longo de toda a história do país permaneceu com intensa transformação do seu território nas últimas 3,5 décadas

Reportagens
27 de outubro de 2021

Lobby do agronegócio reduz transparência ambiental de estados e favorece desmatamento

Governadores cedem a interesses de produtores rurais e bloqueiam ou dificultam acesso a dados públicos que poderiam apontar quem está derrubando a floresta ilegalmente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta