Nove policiais do Batalhão Ambiental de Rondônia e três fiscais foram surpreendidos por um grupo armado na tarde da última quinta-feira (28), na região de União Bandeirantes, distrito localizado dentro do município de Porto Velho. Segundo o Ibama, cerca de 60 pessoas cercaram os agentes, na tentativa de impedir a apreensão e a retirada de maquinário utilizado na exploração ilegal de madeiras na terra indígena Karipuna.
A operação Onda Verde combate o desmatamento ilegal na floresta amazônica e estava no local após identificar desmate na terra indígena. O grupo localizou uma área explorada recentemente e tentavam encontrar os tratores e caminhões escondidos na floresta. Foram surpreendidos por um grupo de cerca de 60 de pessoas, algumas armadas. A tensão durou 3 horas e só cessou com a chegada do helicóptero do Ibama.
A Polícia Federal abrirá uma investigação para apurar o ocorrido. De acordo com o Ibama, alguns infratores já foram identificados e poderão responder por furto, roubo, receptação, associação criminosa, dano ao patrimônio público, ameaça, desacato e danos/destruição da floresta nativa.
Para Renê Luiz de Oliveira, superintendente do Ibama em Rondônia, “não serão medidos esforços para combater os crimes ambientais naquela região e qualquer tipo de retaliação ou ameaça será apurada e os agentes devidamente punidos”.
Ainda segundo o órgão, a operação Onda Verde vai continuar na região, agora contando com o reforço da Força Nacional de Segurança.
Campeão estadual de desmate
O distrito de União Bandeirantes, onde o confronto aconteceu, é responsável pelos maiores índices de desmatamentos ilegais no estado de Rondônia dos últimos cinco anos. A destruição desse ponto da floresta estacionou Porto Velho entre os 10 maiores municípios desmatadores do país.
*Com informações da assessoria de imprensa do Ibama.
Leia Também
Helicóptero do Ibama sofre sabotagem no Mato Grosso
Operação Onda Verde varre a Amazônia atrás do desmatamento
Por trás de uma emboscada
Leia também
Por trás de uma emboscada
Repórter visita Caracaraí, em Roraima, dias depois de emboscada contra fiscais do Ibama na região e ouve relatos de agressões cometidas durante flagrantes de pesca de tartaruga. →
Operação Onda Verde varre a Amazônia atrás do desmatamento
Com ajuda de helicópteros, imagens de precisão, informática e veículos pesados, Ibama aumenta autuações em operação para durar ano inteiro. →
Troika da COP expandirá produção de petróleo e gás em 32% até 2035, aponta pesquisa
Os países da Troika das COPs – Emirados Árabes Unidos (EAU), Azerbaijão e Brasil – planejam expandir a produção de petróleo e gás em 32% até 2035, segundo uma pesquisa da organização Oil Change International. Levando em conta a meta de limitar o aquecimento da Terra a 1,5° C, essas nações vão no sentido contrário →