Salada Verde

Filhote de onça-parda é resgatado no interior do estado do Rio de Janeiro

Oncinha, que estava na zona rural de Cambuci, foi levada pela Polícia Ambiental para a APA das Estâncias de Pendotiba, em São Gonçalo, onde recebeu primeiro atendimento

Duda Menegassi ·
17 de abril de 2023 · 1 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Um filhote de onça-parda foi resgatado neste sábado (15) por uma equipe do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) no município de Cambuci, no noroeste do estado do Rio de Janeiro. A ação foi realizada após moradores acionarem o batalhão através da Linha Verde, do Disque Denúncia. A oncinha foi levada pelos policiais na viatura para a Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) de Maria Paula, na Área de Proteção Ambiental (APA) das Estâncias de Pendotiba, no município de São Gonçalo, a seis horas de distância de Cambuci.

Na ASAS, a pequena onça-parda (Puma concolor) recebeu uma primeira avaliação clínico-laboratorial, fez exame de sangue, foi alimentada e estabilizada após a longa viagem pela equipe de veterinários do centro. Em nota, o CPAm e a prefeitura de São Gonçalo esclarecem, entretanto, que o animal não foi encaminhado para APA para ser reintroduzido, “visto que para essa atividade precisa-se de autorização de outros órgãos ambientais, de estudos técnicos de veterinários e biólogos para a reintrodução do animal em local adequado, além de ser um filhote”.

A oncinha ainda apresenta as pintas no corpo, padrão que permanece até cerca de 14 semanas de idade antes da pelagem assumir o tom amarronzado homogêneo característico das onças-pardas. Nessa idade, os filhotes ainda estariam sob os cuidados maternos. Não há, porém, nenhuma informação sobre o paradeiro da onça-parda mãe.

“O animal veio para a ASAS porque era o local mais próximo que poderia proporcionar a assistência adequada, o que é fundamental, tratando-se de um filhote de felídeo. Aqui ele recebeu todo o cuidado necessário e inclusive retiramos um carrapato que estava na região ocular do animal assim que chegou”, explica o subsecretário de Meio Ambiente e também biólogo, Glaucio Teixeira Brandão, que acompanhou a chegada do filhote ao ASAS.

Filhote de onça-parda sob cuidados de veterinários no ASAS Maria Paula. Foto: Tatiana Coelho/Divulgação

A oncinha foi inicialmente resgatada por um produtor rural, que acionou o CPAm através da Linha Verde, do Disque Denúncia. Qualquer pessoa pode fazer denúncias tanto através de telefone 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou (21) 2253 1177 (capital), e do WhatsApp (21) 99973 1177. Também é possível acessar a plataforma pelo aplicativo ou site do Disque Denúncia. Em todos os canais, o anonimato é garantido.

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Salada Verde
28 de novembro de 2022

Pesquisa faz registro inédito de onça-parda em Ilha Grande

Através de armadilhas fotográficas, pesquisadores conseguem capturar pela primeira vez imagens do felino na ilha do litoral do Rio de Janeiro

Reportagens
4 de outubro de 2021

O retorno das onças-pardas ao município do Rio de Janeiro

Com seis registros confirmados nos últimos 15 anos, a onça-parda, que já foi considerada extinta no município carioca, está de volta nos dois maiores maciços florestais da cidade

Salada Verde
15 de setembro de 2022

Sem mãe, filhote de onça-parda é encontrado em fazenda no Pantanal

Fazendeiro encontrou oncinha próximo a sede da propriedade. Animal, que estava com sede e fome, foi encaminhado para Centro de Reabilitação de Animais Silvestres

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Paulo diz:

    Bom dia
    Foi resgatada. Alguem, do orgão oficial, efetuou uma verificação minuciosa da presença da mãe do filhote. Caso, não, então constatamos de uma retirada precipitada da área.