Notícias

Iniciado por queda de balão, incêndio já devastou 80% do Parque Estadual do Juquery

Último remanescente de Cerrado na região metropolitana de São Paulo, a unidade de conservação, em Franco da Rocha, ainda está pegando fogo. Suspeitos foram multados

Daniele Bragança ·
24 de agosto de 2021 · 4 anos atrás

O incêndio que atinge o Parque Estadual do Juquery desde domingo (22), em Franco da Rocha (SP), já consumiu 80% da área total do parque. Iniciado por causa de um balão, o fogo varreu quase 1600 hectares da última grande reserva do Cerrado na região metropolitana de São Paulo. Resta apenas 1% da cobertura original do Cerrado no estado de São Paulo. 

Segundo a Prefeitura de Franco da Rocha, mais de 300 pessoas trabalham para conter as chamas. A Polícia Ambiental prendeu sete suspeitos de iniciarem o fogo na tarde de domingo.

Na manhã de ontem, o incêndio parecia controlado, com apenas dois focos resistindo. Mas o calor não deu trégua e o fogo avançou sobre a área protegida. À noite, os trabalhos continuaram, envolvendo profissionais do Corpo de Bombeiros, do Águia, da Guarda Civil Municipal, da Defesa Civil da Prefeitura de Franco da Rocha, médicos veterinários, além de brigadistas de incêndio e voluntários. 

A Guarda Civil Metropolitana prendeu sete suspeitos que estavam em uma estrada próxima do parque soltando balões. Ainda não se pode afirmar que o balão que iniciou o incêndio no parque foi soltado por esse grupo. Um dos suspeitos confessou estar soltando balões e foi solto após pagamento de fiança de 3 mil reais. Os outros seis foram liberados após prestar depoimento.

O fogo passou por aqui. Foto: Orlando Junior/Prefeitura de Franco da Rocha.
Foto: Orlando Junior/Prefeitura de Franco da Rocha.
Foto: Prefeitura de Franco da Rocha.

O vento espalhou cinzas pela região, chegando atingir casas no município de São Paulo. Moradores registraram o ocorrido nas redes sociais. A Defesa Civil de SP lançou um alerta para risco de incêndio florestal, em razão das altas temperaturas. 

Além do Juquery, houve incêndio na APA do Sistema Cantareira, Estação Ecológica Jataí, Apa de Jundiaí, Parque Estadual da Cantareira, e outras 26 unidades, segundo dados do Boletim das Áreas Protegidas do Programa Queimadas, do INPE. Fora das áreas protegidas, um grande incêndio na Serra do Japi, entre Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar (SP), já dura 4 dias e consumiu 200 hectares de vegetação.

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
30 de abril de 2025

Situação da biodiversidade no RS após enchentes será conhecida em até 3 anos

Serão avaliadas áreas federais e estaduais. A manutenção da vegetação nativa conteve estragos em unidades de conservação

Análises
30 de abril de 2025

Entre a floresta e a violência: o custo de ser mulher e defensora ambiental

É essencial que as políticas de proteção incorporem uma abordagem interseccional e de gênero. Isso exige a criação de programas de proteção específicos para mulheres defensoras

Salada Verde
30 de abril de 2025

APA Baleia Franca sob ataque: sociedade protesta contra tentativa de redução

Abaixo-assinado sai em defesa da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, em Santa Catarina, alvo de projetos de lei que tentam reduzir e até mesmo extinguir a APA

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.