Notícias

Iniciado por queda de balão, incêndio já devastou 80% do Parque Estadual do Juquery

Último remanescente de Cerrado na região metropolitana de São Paulo, a unidade de conservação, em Franco da Rocha, ainda está pegando fogo. Suspeitos foram multados

Daniele Bragança ·
24 de agosto de 2021 · 3 anos atrás

O incêndio que atinge o Parque Estadual do Juquery desde domingo (22), em Franco da Rocha (SP), já consumiu 80% da área total do parque. Iniciado por causa de um balão, o fogo varreu quase 1600 hectares da última grande reserva do Cerrado na região metropolitana de São Paulo. Resta apenas 1% da cobertura original do Cerrado no estado de São Paulo. 

Segundo a Prefeitura de Franco da Rocha, mais de 300 pessoas trabalham para conter as chamas. A Polícia Ambiental prendeu sete suspeitos de iniciarem o fogo na tarde de domingo.

Na manhã de ontem, o incêndio parecia controlado, com apenas dois focos resistindo. Mas o calor não deu trégua e o fogo avançou sobre a área protegida. À noite, os trabalhos continuaram, envolvendo profissionais do Corpo de Bombeiros, do Águia, da Guarda Civil Municipal, da Defesa Civil da Prefeitura de Franco da Rocha, médicos veterinários, além de brigadistas de incêndio e voluntários. 

A Guarda Civil Metropolitana prendeu sete suspeitos que estavam em uma estrada próxima do parque soltando balões. Ainda não se pode afirmar que o balão que iniciou o incêndio no parque foi soltado por esse grupo. Um dos suspeitos confessou estar soltando balões e foi solto após pagamento de fiança de 3 mil reais. Os outros seis foram liberados após prestar depoimento.

O fogo passou por aqui. Foto: Orlando Junior/Prefeitura de Franco da Rocha.
Foto: Orlando Junior/Prefeitura de Franco da Rocha.
Foto: Prefeitura de Franco da Rocha.

O vento espalhou cinzas pela região, chegando atingir casas no município de São Paulo. Moradores registraram o ocorrido nas redes sociais. A Defesa Civil de SP lançou um alerta para risco de incêndio florestal, em razão das altas temperaturas. 

Além do Juquery, houve incêndio na APA do Sistema Cantareira, Estação Ecológica Jataí, Apa de Jundiaí, Parque Estadual da Cantareira, e outras 26 unidades, segundo dados do Boletim das Áreas Protegidas do Programa Queimadas, do INPE. Fora das áreas protegidas, um grande incêndio na Serra do Japi, entre Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar (SP), já dura 4 dias e consumiu 200 hectares de vegetação.

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.