Newsletter Eleições 2022 | Semana #7
03 de novembro de 2022
“O Brasil está pronto para retomar o seu protagonismo na luta contra a crise climática, protegendo todos os nossos biomas, sobretudo a Floresta Amazônica. / Em nosso governo, fomos capazes de reduzir em 80% o desmatamento na Amazônia, diminuindo de forma considerável a emissão de gases que provocam o aquecimento global. / Agora, vamos lutar pelo desmatamento zero da Amazônia. (...) Estamos abertos à cooperação internacional para preservar a Amazônia, seja em forma de investimento ou pesquisa científica. Mas sempre sob a liderança do Brasil, sem jamais renunciarmos à nossa soberania.”
Estes são trechos do discurso feito por Luiz Inácio Lula da Silva no último domingo (31), logo após a confirmação da sua vitória no pleito à presidência do Brasil. O pronunciamento dedicou um longo espaço à pauta ambiental, e nele foram reforçadas posições e compromissos firmados pelo presidente eleito durante a campanha.
Poucas horas depois da fala, Lula já começou a receber os parabéns de líderes internacionais, em uma rápida demonstração de reconhecimento não apenas da lisura do processo eleitoral, de seu resultado e da confirmação da democracia, mas também da importância do retorno do país aos debates ambientais e da retomada de seu protagonismo nessa agenda (protagonismo, aliás, conquistado nos dois primeiros governos de Luiz Inácio e vergonhosamente minado pelo atual incumbente). Isso se revela com clareza nas declarações recentes da Noruega e da Alemanha em reativar auxílio financeiro através do Fundo Amazônia.
Compreendendo esse papel de protagonismo, o presidente eleito, antes mesmo de sua posse em 1º de janeiro de 2023, passará os próximos dois meses consolidando a boa vontade global em visitas internacionais, reatando laços diplomáticos e compromissos. Na agenda de viagens de Lula está a participação confirmada na cúpula climática da Organização das Nações Unidas (COP27), que ocorre este mês no Egito, onde estará reunido com líderes mundiais para discutir o enfrentamento às mudanças climáticas.
Na newsletter desta semana, ((o))eco traz textos que mostram como Lula tem se manifestado sobre política externa e como a proteção da Amazônia deve dominar essa questão.
Boa leitura.
Equipe ((o))eco
Amazônia é pauta retomada nas relações internacionais com novo presidente Lula
Noruega chama vitória de Lula de “nova esperança” para esforços no combate às mudanças climáticas
Lula afirma que como presidente buscará pacificação ambiental
Em entrevista ao Flow, Lula enfatiza o seu engajamento ambiental
‘Todos têm responsabilidade para ajudar a cuidar da Amazônia’, diz Lula para parlamentares europeus
Nós não precisamos plantar soja nem criar gado na Amazônia, diz Lula em sabatina
Tchau, querido? Noruega se diz pronta para retomar Fundo Amazônia com saída de Bolsonaro
Está gostando da nossa newsletter? Você pode receber todos os fins de semana a nossa Newsletter O Eco+ — mais completa e analítica — participando da nossa campanha de membros. Além disso, você ajuda a financiar o jornalismo ambiental independente. É só clicar abaixo para se inscrever.