Dados mostram que a quantidade de água caiu 66% nas regiões hidrográficas do Cerrado. O balanço apontou que o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) perdeu 87% da superfície de água, em 38 anos.
Atenta à pindaíba hídrica, a 4ª expedição científica TransCerrado percorre 420 km de estradas e trilhas na região de Veadeiros. A reserva é um Patrimônio Natural da Humanidade reconhecido pelas Nações Unidas.
O time largou na nesta segunda-feira (10) e irá avaliar também as riquezas naturais do bioma e seu potencial ecoturístico como bases para um desenvolvimento sustentável.
Na expedição, estão Paulo Moutinho e Valderli Piontekowski, pesquisadores do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), e Márcio Bittencourt, coordenador do grupo de ciclistas Rebas do Cerrado.
Nosso segundo maior bioma, após a Amazônia, o Cerrado tem alta biodiversidade e é tido como a “caixa d’água” do país. Mas, já perdeu mais da metade da vegetação nativa e tem apenas 1,7% da área em reservas ecológicas.
A TransCerrado começou em 2019. Saiba mais aqui.
Leia também
Com flores, música e criatividade, bicicletadas ganham força em todo o Brasil
Última semana foi marcada por Massas Críticas em todo o país. Manifestações de ciclistas por políticas públicas em favor de bicicletas e mais respeito no trânsito contaram com a participação de centenas de pessoas. →
Ciclistas usam internet para organizar bondes para Bicicletada em SP
Participantes da Massa Crítica partem de diferentes pontos da cidade em grupos no final da tarde desta sexta-feira. Bicicletada deste mês promove arrecadação de agasalhos para quem precisa. →
Uma aventura de bicicleta com macacos na Mata Atlântica
É possível avistar muriquis ao descer a Serra do Mar pedalando pela Estrada de Manutenção. Além da vista, trajeto de São Paulo a Santos tem cachoeira e muito verde. →