Salada Verde

Começou mais uma bicicletada científica pelas águas do Cerrado

Expedição percorre 420 km por estradas e trilhas na região do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás

Aldem Bourscheit ·
10 de julho de 2023
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Dados mostram que a quantidade de água caiu 66% nas regiões hidrográficas do Cerrado. O balanço apontou que o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) perdeu 87% da superfície de água, em 38 anos.

Atenta à pindaíba hídrica, a 4ª expedição científica TransCerrado percorre 420 km de estradas e trilhas na região de Veadeiros. A reserva é um Patrimônio Natural da Humanidade reconhecido pelas Nações Unidas. 

O time largou na nesta segunda-feira (10) e irá avaliar também as riquezas naturais do bioma e seu potencial ecoturístico como bases para um desenvolvimento sustentável.

Na expedição, estão Paulo Moutinho e Valderli Piontekowski, pesquisadores do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), e Márcio Bittencourt, coordenador do grupo de ciclistas Rebas do Cerrado.

Nosso segundo maior bioma, após a Amazônia, o Cerrado tem alta biodiversidade e é tido como a “caixa d’água” do país. Mas, já perdeu mais da metade da vegetação nativa e tem apenas 1,7% da área em reservas ecológicas.

A TransCerrado começou em 2019. Saiba mais aqui.

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

Leia também

Notícias
4 de agosto de 2011

Com flores, música e criatividade, bicicletadas ganham força em todo o Brasil

Última semana foi marcada por Massas Críticas em todo o país. Manifestações de ciclistas por políticas públicas em favor de bicicletas e mais respeito no trânsito contaram com a participação de centenas de pessoas.

Notícias
29 de julho de 2011

Ciclistas usam internet para organizar bondes para Bicicletada em SP

Participantes da Massa Crítica partem de diferentes pontos da cidade em grupos no final da tarde desta sexta-feira. Bicicletada deste mês promove arrecadação de agasalhos para quem precisa.

Notícias
27 de setembro de 2011

Uma aventura de bicicleta com macacos na Mata Atlântica

É possível avistar muriquis ao descer a Serra do Mar pedalando pela Estrada de Manutenção. Além da vista, trajeto de São Paulo a Santos tem cachoeira e muito verde.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.