Começou mais uma bicicletada científica pelas águas do Cerrado

Expedição percorre 420 km por estradas e trilhas na região do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás

10 de julho de 2023

Dados mostram que a quantidade de água caiu 66% nas regiões hidrográficas do Cerrado. O balanço apontou que o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) perdeu 87% da superfície de água, em 38 anos.

Atenta à pindaíba hídrica, a 4ª expedição científica TransCerrado percorre 420 km de estradas e trilhas na região de Veadeiros. A reserva é um Patrimônio Natural da Humanidade reconhecido pelas Nações Unidas.

O time largou na nesta segunda-feira (10) e irá avaliar também as riquezas naturais do bioma e seu potencial ecoturístico como bases para um desenvolvimento sustentável.

Na expedição, estão Paulo Moutinho e Valderli Piontekowski, pesquisadores do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), e Márcio Bittencourt, coordenador do grupo de ciclistas Rebas do Cerrado.

Nosso segundo maior bioma, após a Amazônia, o Cerrado tem alta biodiversidade e é tido como a “caixa d’água” do país. Mas, já perdeu mais da metade da vegetação nativa e tem apenas 1,7% da área em reservas ecológicas.

A TransCerrado começou em 2019. Saiba mais aqui.