A Polícia do Suriname divulgou por volta do meio-dia de hoje que foram roubadas ao menos 23 das 29 araras-azuis-de-lear (Anodorhynchus leari) que seriam repatriadas amanhã (23) para o Brasil.
Conforme o descrito, as aves foram surrupiadas de uma “garagem bem segura” onde estavam alojadas na cidade de Zanderji, a 60 km da capital Paramaribo. O roubo teria ocorrido entre 1h e 3h da madrugada.
As 29 araras e também 7 micos-leões-dourados foram apreendidos em 19 de julho próximo à rodovia de Garnizoenspad, nos arredores da capital do país vizinho.
Mídias daquele país sugerem que o crime teria ocorrido por meio de um conluio entre máfias chinesas e membros do governo surinamês. Investigações precisam ser aprofundadas.
Os animais confiscados no Suriname podem chegar amanhã no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), informa o governo brasileiro.
Leia também
Traficados, araras-de-lear e micos-leões-dourados são apreendidos no Suriname
A União Europeia é o grande destino da vida selvagem roubada de vários continentes, aponta uma ong alemã →
Em risco de extinção, araras-de-lear brasileiras são traficadas globalmente
Entidade civil denuncia casos no país e no exterior e sugere uma força-tarefa nacional para proteger a espécie da Caatinga →
Araras-de-lear apreendidas em maio deste ano em Bangladesh morreram
O Brasil não teria obtido contato para repatriar as aves. Outros animais confiscados no Suriname chegam amanhã (23) ao país →
Demorou………………… Bando de atrapalhado.